O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. ... Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Situados todos na América do Sul, sendo atualmente quatro membros plenos. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; mais tarde, a ele aderiu a Venezuela, que no momento se encontra suspensa.
O Nafta é um bloco econômico surgido em 1994 que envolve os três países da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México – em uma zona de livre comércio, com circulação de mercadorias facilitada, mas sem outras características que se fazem presentes em outros blocos econômicos, tais como a Tarifa Externa Comum ...
O nafta, assim como o Mercosul e União européia, são blocos econômicos onde o seu principal objetivo é o crescimento econômico entre os países membros. ... Na America do norte, esse bloco econômico tem sido de grande importância sobretudo para o México, pois lá se criou novos postos de trabalho e acordos comerciais./span>