O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.
– Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.
Misture 1/2 xícara de vinagre de qualquer odor com dois litros de água morna. Em seguida, deixe os pés imersos na mistura por cerca de meia hora. Lave-os cuidadosamente com sabonete, de preferência antisséptico, e os enxugue completamente.
COMO ACABAR COM CHULÉ DOS PÉS E DOS SAPATOS
Quanto mais seco, menor é o crescimento de fungos dentro dele. Além disso, Hyllo aconselha borrifar desinfetante (Lysoform) dentro dos sapatos com frequência, enxugar bem os pés e usar luvas, pois elas auxiliam a preservar as mãos de lesões e fissuras durante o serviço de limpeza.
Como tirar o chulé dos calçados
Para evitar o chulé, experimente fazer um escalda pé com bicarbonato de sódio ou vinagre. Encha uma bacia com água morna e adicione cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Depois, mergulhe os pés dentro da água. Repita o procedimento toda noite depois do banho, por pelo menos, 20 minutos.
Vinagre + bicarbonato de sódio para limpar o calçado por dentro. Uma das misturas mais eficientes e poderosas que existem, o vinagre com bicarbonato de sódio é uma combinação capaz de desinfetar e tirar o mau cheiro. Por isso, uma boa dica é lavar os tênis (incluindo as palmilhas) com essa solução.
More videos on YouTube
Lavar as axilas pelo menos duas vezes por dia com sabão antibacteriano. Usar desodorante antitranspirante para diminuir o suor nas axilas. Não repetir roupas, pois o suor seco é causa frequente de mau odor. Raspar os pelos da axila para retirar bactérias e suor seco que ficam aderidos aos mesmos.
Para se livrar do mal, o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso listou dicas preciosas para entender e evitar o aparecimento do chulé:
6 – Para limpar os sapatos por dentro, a dica é fazer a seguinte receita caseira, que ajuda a eliminar os odores desagradáveis que surgem por causa da transpiração nos pés: Misture uma colher de vinagre branco em cinco colheres de sopa de água. Com uma esponja, aplique nas palmilhas e no interior do calçado.
O suco de limão ajuda a polir sapatos de couro marron ou preto. Esfregue em seguida com um pano limpo ou uma meia calça velha. Para tirar as manchas de água no couro esfregue uma solução de água e vinagre com um pano limpo. Para tirar outras manchas, use álcool para couros escuros e gasolina para couros claros.
5 maneiras de tirar mancha de tênis branco
Tecido. Os sapatos de tecido podem manchar mais facilmente dependendo da cor. Por isso, é bom manter uma rotina de limpeza frequente. Use uma escova macia para retirar o excesso de sujeira e um pano úmido de água morna com um pouco de sabão neutro para a limpeza.
Vinagre é usado para tirar amarelados de tecidos em geral Aqui você pode misturá-lo com sabão em pó ou mesmo bicarbonato de sódio, já que os dois ingredientes funcionam muito bem na limpeza. Aliás, deixar cadarços de tênis de molho nessa mistura é uma ótima ideia! Depois é só enxaguar bem.
Para isso, pegue o calçado seco e passe a pasta de dente (use uma pasta branca) pelos locais que apresentam as partes amareladas. Depois, passe um pouco de água, esfregue com uma escova e deixe o tênis o secar. Se você estiver com pressa, é só passar um pano com água após usar a pasta de dente.
Como limpar as minhas Havaianas? Deixa as tuas Havaianas dentro de água e sabão por alguns minutos. Usa uma esponja macia (não abrasiva) para as lavar e depois passa-as por água. Este processo é adequado para a limpeza dos todos os teus chinelos, alpercatas, sandálias, etc.
Você vai misturar partes iguais de detergente e água oxigenada, aplicar e esperar alguns minutos, depois esfregue com ajuda de uma escova e verá a mágica acontecer.
Pantufa foi feita para o conforto do lar, e não para pisos acidentados e longas caminhadas. ... Em geral, as pantufas podem ser lavadas na máquina de lavar roupas, mas a limpeza manual, feita com água e sabão neutro, preserva melhor o calçado, cuja estrutura é mais delicada.
Olha, não é recomendado limpar as pantufas na máquina de lavar porque, com o tempo, ela vai deformando por conta do atrito com o tambor. Caso você não tenha outra opção, a dica é colocar as pantufas pra lavar na água e no sabão líquido ou em pó dentro de um saco protetor.