Vários fatores causam a deterioração dos alimentos, tornando-os itens inadequados para o consumo. Luz, oxigênio, calor, umidade, temperatura e bactérias podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos perecíveis. Quando sujeitos a esses fatores, os alimentos vão se deteriorar gradualmente.
Período de tempo Espere o aparecimento de fungos em pães dentro de sete dias - ou no máximo dois dias, dadas as condições favoráveis. Pães com embalagens abertas e guardados em locais escuros à temperatura ambiente, como em caixas, desenvolverão mofo mais rapidamente do que os pães bem fechados e congelados.
Então, um dos pedaços do pão foi colocado em lugar seco e com circulação de ar. ... Depois de 15 dias, ao abrirmos o pão que estava no plástico, tivemos uma surpresa: por estar umedecido, devido às condições do ambiente, nele ocorreu a proliferação de fungos e o pão entrou em decomposição.
O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Então lembre-se de não consumir um alimento com fungos ou bolores ou mofado, jogue o mesmo fora imediatamente.
Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o fatiamento deste, o empacotamento do pão ainda quente e/ou o seu armazenamento do pão em ambiente úmido, com temperatura elevada.
Pode-se dizer que o termo ''mofo'' se refere aos seres vivos pertencentes ao reino fungi, os fungos, com isso, quando o pão está ''mofado'', significa dizer que nele existe uma colônia de fungos se desenvolvendo, uma vez que o pão é fonte de matéria orgânica.
Como evitar que seu pão mofe?
Para deixá-los macios por mais dias é importante guardar em local fresco e seco. Em caso de congelamento, envolva cada pão individualmente em plástico filme e congele. Já no caso dos pães caseiros, após frios devem ser mantidos em sacos de papel. Se armazenados em plástico eles podem ficar úmidos e esponjosos.
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
1ª Guarde o pão em saco de papel ou de pano Mas é importantíssimo esperar o pão esfriar antes de embrulhar, senão ele murcha. Só não deixe o pão desembrulhado, ao ar livre, ou na geladeira, senão ele vai ressecar e endurecer.
Mantenha o pão no saco de papel ou, se preferir, enrole-o com filme plástico ou papel alumínio. Se você planeja armazenar o pão por mais de dois dias, leve-o à geladeira para retardar o surgimento de mofos. Agora, se a intenção é consumir depois de uma semana, envolva-o com filme plástico e com papel alumínio.
Contudo, os pães artesanais, com faixas de hidratação mais altas, fermento natural, têm um envelhecimento um pouco distinto, podemos dizer que “envelhecem mais lentamente”, justamente por conta da acidez presente na fermentação (longa). E estes também podem ser congelados.
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
Água: uma boa solução. A água ajuda a deixar o pão bem fresquinho! Respingue algumas gotas de água por todo o pão e coloque-o no forno por alguns minutos. Esse truque deve ser utilizado apenas quando a casca do pão estiver dura!
Assim o pão francês será conservado até 3 meses. Na hora de comer, retire os pães do saco de plástico e deixe descongelar por algumas horas na geladeira. Assim ele irá assar mais rápido em temperatura média, cerca de 8 a 10 minutos.
O processo é bem simples: basta deixá-lo fora do freezer por algumas horas. Depois, preaqueça o forno e esquente o pão até que sua textura se recupere. Dicas importantes: O tempo de congelamento do pão não deve ultrapassar dois meses.
Lave as mãos, passe no pão e faça um carinho nele para umedecê-lo", ressaltou. Após o "carinho", coloque os pães no forno. "O seu forno deve estar aquecendo a uma temperatura entre 160 e 180 graus. Na medida em que o forno vai aquecendo, ele vai descongelando o seu pãozinho", explicou.
Amaciar – Molhe a mão em água fria e umedeça a casca do pão, para amaciá-lo. Leve ao forno médio e dez minutos depois, ele está crocante como novo. Se o fogo estiver muito quente, ele não fica crocante e queima.
No microondas Para isso, basta colocar o pão tampado com um pano fino no aparelho acompanhando de uma xícara com água. A água vai permitir que o seu pão não seque, mantendo a sua umidade original. Aqueça por 15 segundos, verifique o estado do pão e, se necessário, aqueça por mais tempo.