O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença genética (poligênica) metabólica autoimune de caráter multifatorial, caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, devido a alterações no metabolismo normal dos carboidratos, proteínas e lipídeos.
Como prevenir a hipoglicemia
No caso de hipoglicemia é muito importante aumentar rapidamente o nível de açúcar no sangue....Algumas opções do que se pode dar são:
"Para evitar a hipoglicemia noturna, o ideal é fazer um lanche antes de dormir, consumindo carboidratos e proteínas, como leite ou pão com queijo e presunto", afirma a nutricionista Deise Regina Baptista Mendonça, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes.
No caso de uma crise, coma:
Fazer as refeições e tomar a insulina nos horários corretos, além de medir a glicose, estão entre as orientações básicas para evitar o problema. Também se recomenda uma pequena ceia antes de dormir, como um copo de leite ou de iogurte, para restaurar o nível adequado de glicemia no sangue.
A hipoglicemia pode ocorrer depois de a pessoa comer uma refeição contendo uma grande quantidade de carboidratos (hipoglicemia reativa), se o organismo produzir mais insulina do que é necessário. No entanto, esse tipo de reação é raro.
A hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até à morte.
Compreender os intervalos de referência da glicemia (açúcar no sangue) Não deve ter valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia. Quando os valores estão abaixo de 70 mg/dL, falamos de hipoglicemia ou "baixa de açúcar", uma situação que pode ser perigosa e é de evitar.
Os sinais da hipoglicemia