A letra de “Para não dizer que eu não falei das flores” transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.
Significado da música Geraldo Vandré fala de flores para tentar mostrar que não é suficiente usar "paz e amor" para combater armas e canhões, sublinhando que a única forma de vencerem era a união e o movimento organizado.
Geraldo Vandré
A censura era tão pesada e a canção tão simbólica que isso rendeu consequências aos jurados, que tiveram seus carros quebrados e sofreram insultos por causa da escolha. O primeiro verso descreve nitidamente como ocorre uma manifestação pacífica: caminhando e cantando e seguindo a canção.
Critica o momento vivido no Brasil, o período da Ditadura Militar. A música conclama o povo a tomar atitude enérgica e militante contra o regime militar que se instalou no Brasil, a se unir para buscar a liberdade de expressão e política.
Resposta: Nas escolas, nas ruas, campos, construções: as manifestações eram compostas de pessoas de diversos ambientes, mas que possuíam o desejo de mudança em comum: agricultores, operários, camponeses, mulheres, jovens, professores, jornalistas, intelectuais, padres e bispos.
O Refrão “Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer” foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. Ainda em 1968, com o AI-5, Geraldo Vandré foi obrigado a exilar-se. ... Geraldo Vandré voltou ao Brasil em 1973 e até hoje, vive em São Paulo e compõe.
"Pra não dizer que não falei das flores" (também conhecida como "Caminhando") é uma canção escrita e interpretada por Geraldo Vandré. Ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção de 1968.
Caminhando e cantando e seguindo a canção / Somos todos iguais braços dados ou não: representa as passeatas que reuniam, em sua maioria, jovens que tinham consigo um desejo de mudança, ambições e sonhos, eram movidas a cartazes de protestos, a vozes gritantes que entoavam hinos e músicas.
Resposta. Na verdade isso significa que não podemos ficar parados e esperar as coisas acontecerem ou se resolverem, temos que fazer algo e não somente esperar, se queremos que as coisas mudam.
Resposta. Resposta: Isso significa que quem sabe faz acontecer agora, não fica esperando cair do céu ou nascer na árvore, nem fica aguardando o universo trazer.
Geraldo Vandré
Resposta. Resposta: Esse é um trecho da Música de Geraldo Vandre, "Para não dizer que não falei das flores", muito utilizado para discutir a fase da ditadura militar brasileira, período de exceção, censura, perseguições.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
O jovem Geraldo Vandré no auge do sucesso com sua música de protesto contra o regime militar. ... Vandré, autor de uma composição que se transformou em hino de resistência do movimento civil e estudantil à ditadura durante o governo militar, e que fazia oposição à ditadura durante aquele período.
A música Sabiá foi vaiada pelo público presente no festival, que bradava exigindo que o prêmio viesse a ser da música de Geraldo Vandré. Hoje, Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo.
85 anos (12 de setembro de 1935)
12 de setembro de 1935 (idade 85 anos)
João Pessoa, Paraíba, Brasil
Aconteceu entre 30 de setembro e 21 de outubro de 1967, com todos os eventos sendo realizados no Teatro Record Centro, em São Paulo, com apresentação de Sônia Ribeiro e Blota Júnior. A canção vencedora do festival foi "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, interpretado pelo primeiro e por Marília Medalha.
O samba Opinião inspirou os nomes de um jornal, de um teatro, do segundo elepê de Nara Leão, lançado no final de 1964.
Música de Intervenção ou Música de Protesto é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema de um certo país, seja ele de origem social, política ou econômica.
As canções de protesto contra a ditadura militar eram canções de combate social e, ao mesmo tempo, de forte apelo emotivo-romântico. Suas letras criticavam a situação miserável e a exploração sofrida pelos excluídos do campo e da cidade: sertanejos, pescadores, vaqueiros, operários e favelados.
Em 1964, no Brasil, a repressão e a censura instauradas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura.
O que são músicas de protesto. Quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc.).
De acordo com Octávio Juliano, cineasta e diretor do programa “Exílio e Canções” a música virou instrumento de luta porque, apesar dos militares colocarem uma barreira geográfica entre o exilado e a sua pátria, as canções compostas por brasileiros no exterior sempre acabavam repercutindo no Brasil.
Significado de Canção substantivo feminino Pequena composição musical de caráter popular, sentimental ou satírico, dividida em coplas e destinada a ser cantada.