As epístolas paulinas ainda podem ser divididas em:
Chamam-se Epístolas Católicas (ou Epístolas Universais/Gerais) às cartas do Novo Testamento que vão de Tiago a Judas. ... Por estas razões, são freqüentemente chamadas de "Epístolas Gerais". Em sua forma, e também no conteúdo, se parecem mais a epístolas filosóficas do que a uma correspondência comum.
Resposta. As Epístolas de Paulo são os 14 livros do Novo Testamento da Bíblia que foram escritas pelo apóstolo Paulo. As epístolas paulinas são: Eclesiastes, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses. Pastorais: I Timóteo, II Timóteo e Tito.
Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento da Bíblia. As informações sobre sua vida estão escritas no livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas que ele escreveu. Nasceu aí pelo ano 10 da nossa era, na cidade de Tarso, na Cilícia.
Significado de Epístola substantivo feminino [Religião] Primeiras cartas escritas pelos apóstolos e direcionadas às primeiras comunidades cristãs; novo testamento. [Religião] Texto lido ou cantado em celebrações, nas missas católicas e retirado do Antigo ou do Novo Testamento.
Com esse nome se conhece uma coleção de cartas canônicas do Novo Testamento (NT), atribuídas uma a Tiago, uma a Judas, duas a Pedro, três a João. No total, sete. O título católicas procede, sem dúvida, de que a maioria delas não vão destinadas a comunidades ou pessoas particulares, mas aos cristãos em geral.
Nas Católicas distinguem-se dois grupos: Cartas Judeo-cristãs (Tg; 1 e 2 Pe; Jds) e Cartas Joaninas (1, 2 e 3 Jo). - quer dizer: "destinadas a toda a Igreja" ou a um amplo conjunto de comunidades cristãs (com excepção de 2 e 3 Jo).
As Epístolas pastorais são livros canônicos do Novo Testamento, foram escritas por Paulo de Tarso e se dirigem a Timóteo e a Tito. São agrupadas desde os primeiros séculos do cristianismo num só corpus: Primeira Epístola a Timóteo. Segunda Epístola a Timóteo.
As epístolas universais se tornaram como circulares que passavam de igreja em igreja a fim de aperfeiçoar os cristãos na fé. Tais epístolas são: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas. Já falamos sobre Hebreus, então vamos prosseguir diretamente para Tiago.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
Nome dado a cada um dos quatro autores dos evangelhos que escreveram a vida e a doutrina de Jesus Cristo: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.
Ao fim do século 4, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram aceitos amplamente como parte integral dos 27 textos que constituem o Novo Testamento, que, junto com o Velho Testamento, formam o cânone das escrituras cristãs sagradas.
21