A diferença entre retificação e brunimento consiste na velocidade de rotação. No brunimento ela já é bem menor e o trabalho é feito com pressão maior, de 3 a 8 kgf/cm3, ou seja, de 30 a 80N/cm2. A operação de brunimento é realizada em cilindros de motores, alojamento de êmbolos hidráulicos, canos de canhão etc.
Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação, enquanto que a peça tem uma velocidade menor.
A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.
Na parte de cima do mesmo, você encontrará o cabeçote que conta com guias, válvulas, sedes e também a substituição do comando de válvulas. Um mecânico qualificado vai fazer um minucioso exame do funcionamento do motor de seu veículo e, assim, poderá orientar qual a melhor solução para a retifica.
Como saber se o motor foi retificado O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Teste de Trinca por Imersão. Teste 100% eficaz pra saber se seu cabeçote esta trincado ou não. O teste consiste na circulação de ar com pressão pelo cabeçote, enquanto o mesmo esta imerso. Quando o cabeçote tem trinca, o ar sai por essa trinca borbulhando.
Para o reparo do bloco de motor acima, é utilizado Belzona 1111 (Solda fria, Belzona 9111 (Limpante/Desengordurante), Belzona 9341 (Tela de reforço) e materiais de aplicação. Após limpeza de superfície as rachaduras foram “abortadas” através de perfuração entre as extremidades.
O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim). O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.
O procedimento para a recuperação não se trata de uma simples solda no bloco, a recuperação do bloco de motores é realizada com materiais e procedimentos específicos para esse procedimento, garantindo que o bloco recuperado tenha o mesmo desempenho de um bloco novo, além de um perfeito acabamento visual.
Como Proceder
Calço hidráulico é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.
05 - Colocar solda bloco (após agitar bem) diretamente no sistema de refrigeração, pela entrada de água do motor, na proporção de 500 ml para cada 12 litros de água. Recolocar a mangueira no lugar. 06 - Ligar e manter o motor trabalhando em baixa rotação, até esquentar, atingindo mais ou menos 70º.
No caso do virabrequim, este sofre esforços de torção e flexão, devido às explosões na câmara de compressão, conforme podemos ver abaixo, onde se mostra a torção desta peça. A flexão ocorre no mesmo lugar, porém tem pouca influência na quebra deste. A principal causa da ruptura do virabrequim se deve a torção deste.
A melhor maneira para evitar o problema é verificar, uma vez por semana, o nível d'água do reservatório. No painel do carro há um medidor onde é possível observar se está baixo ou ideal sem nem precisar abrir a tampa.
Se a junta do cabeçote estiver queimada você pode ter grandes problemas em um curto período....O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.
Falta de água no radiador Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d'água. ... A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.