Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais.
Meio de Cultura Diferencial: Permitem a distinção entre diversos grupos de microorganismos baseando-se na capacidade de metabolização de componentes específicos do meio de cultura ou morfologia das colônias.
Alguns microrganismos utilizam o azoto atmosférico (N2), outros contam com compostos inorgânicos como a amónia e os sais de nitrato, enquanto outros necessitam de compostos orgânicos que contêm azoto como os aminoácidos.
Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).
Quais são os tipo de Meios de cultura?
Exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos O primeiro passo é a coleta dos materiais biológicos que estejam contaminados com as bactérias, por isso, o médico pode solicitar a coleta de fezes, sangue, urina, saliva, catarro ou até mesmo células de um órgão que esteja contaminado.
Preparação e distribuição
Para efetuar a contagem total de bactérias numa determinada suspensão de amostra faz-se diluições decimais seriadas do espécime e inocula-se, usualmente, em Profundidade ou Incoporação (Pour-Plate) ou pelo método de espalhamento em placa com alça de Drigalsky, em meios de cultura apropriados.
Quando todas as placas apresentarem mais de 250 colônias na maior diluição, multiplicar o resultado encontrado em cada placa pelas respectivas diluições e calcular a média aritmética. Expressar o resultado como estimado. Exemplo: Dil: 10-4 = 380 colônias 380 x 10.
A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.
A urocultura, também chamada de cultura de urina ou urinocultura, é um exame que tem como objetivo confirmar a infecção urinária e identificar qual o microrganismo responsável pela infecção, o que ajuda a determinar o tratamento mais adequado.
Coleta de Urina para Cultura (Urocultura)
Cultura de Urina + Antibiograma - R$27,90 à vista - Labi Exames.
Para que serve a urocultura com antibiograma Esse exame é principalmente indicado em caso de infecção urinária, podendo ser solicitado após resultado do exame de urina do tipo 1, o EAS, ou quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de infecção urinária, como dor e ardor ao urinar e vontade frequente de fazer xixi.
Esse exame é usado para diagnosticar uma infecção urinária. A cultura de urina é pedida quando os sintomas indicam a possibilidade de uma infecção urinária, como micção frequente e dolorosa. Em mulheres grávidas, a cultura de urina pode ser usada como triagem para pesquisa de bactérias que podem afetar a saúde do feto.
Lavar as mãos, realizar assepsia da região genital, e colher o jato médio (meio) da urina, sem interromper o fluxo; O tempo decorrido entre a coleta e a análise da amostra sem conservante é de no máximo 2 horas à temperatura ambiente, ou em até 24 horas sob refrigeração.
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
Contaminação da amostra Essa contaminação acontece no momento da coleta, em que a pessoa não realiza a higienização correta para coleta ou não despreza o primeiro jato da urina. Nesses casos, na maioria das vezes, as bactérias identificadas fazem parte do sistema urinário, não representando risco para a saúde.
A bacteriúria assintomática é um quadro clínico no qual um número de bactérias maior do que o normal está presente na urina, mas não há sintomas.
Amostras com crescimento de microrganismos cuja contagem de colônias foi igual ou superior a 100.
A urina é um filtrado estéril do sangue. Na ausência de infecção do trato urinário, ela surge a partir dos rins e bexiga, livre de organismos. A bacteriúria significativa é normalmente caracterizada por contagens de colônias maiores que 1.
Enterococcus faecalis é uma bactéria Gram-positiva comensal (flora normal) do sistema digestivo humano e de outros mamíferos. Amplamente encontrada no ambiente, pode causar infecção urinária, meningite e bacteriemia, especialmente em ambientes hospitalares.