EQST

O Que PAEE?

O que é PAEE?

Professor de Apoio Educacional Especializado/PAEE: É um professor especializado que atua no contexto escolar, nos estabelecimentos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos, no turno de matrícula do estudante, como apoio na mediação do processo ensino e aprendizagem (Instrução 001/2016).

O que é PAEE na educação especial?

PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PAEE / PRO-FESSOR REGENTE DE CLASSE BILÍNGUE / PROFESSOR DE PROJETO ESPECIALIZADO – PPE - PORTARIA Nº 8.

Quem são os sujeitos da educação especial?

1 O sujeito da educação especial tem sido identificado, no Brasil, como a pessoa com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação. Essa definição tem como referência a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008).

Quem faz parte do AEE?

Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quem é o pai da educação especial?

No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.

Qual a diferença entre educação especial e atendimento educacional especializado?

Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno. ... Por outro lado, as escolas com educação especializada contam com materiais, tecnologia, equipamentos e professores especializados.

Quais as abordagens que a escola utiliza para considerar o estudante com deficiência?

As abordagens que a escola deve utilizar para considerar o estudante deficiente devem ser fundamentadas na educação inclusiva com base em práticas pedagógicas apropriadas. O corpo docente deve propor atividades dinâmicas e integradoras a fim de inserir o aluno com deficiência no processo de ensino e aprendizagem.