O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...
Resposta. O período pré colonial era a pré - colonização ou seja,construir marcar as áreas com um graveto ou uma pedra para mostrar que aquele espaço era deles. Colonial:É quando a coroa portuguesa manda seus subordinados construir as casas lá, e assim começar uma cidade,vila,vilarejo,etc(...)
Durante o período pré colonial(1500-1530),não ouve uma efetiva colonização do território brasileiro. ... João III,rei de Portugal,decidiu ocupar o Brasil,como forma de proteger a colônia de aventureiros,piratas,invasores e contrabandistas de pau-brasil.
Resposta. - Neste período o Brasil era habitado por diversas nações indígenas. Pesquisadores calculam que havia de 3 a 4 milhões de indígenas no Brasil em 1500. ... A exploração do pau-brasil, principal atividade econômica desta época, era monopólio da coroa portuguesa.
No Brasil, as origens da população colonial eram bem menos diversificadas, compostas basicamente de portugueses e de diferentes etnias africanas, além de índios. Todavia, os diferentes "cruzamentos" entre esses povos davam ao Brasil, desde o período colonial, um caráter de sociedade multi-étnica.
O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo.
Em política, chama-se colónia ou colônia a um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar ou por representantes do governo de um país a que esse território não pertencia (metrópole).
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.
A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.