Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma - melanócito, célula da epiderme que produz melanina - recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele.
Concluiu-se que o melasma facial em mulheres está associado à capacidade de pigmentação da pele, ancestralidade indígena, exposição solar crônica, estímulos hormonais sexuais, como histórico de gestação e uso de contraceptivo oral, uso de psicotrópicos e maiores escores de traço de ansiedade.
A síntese de melanina, também chamada de melanogênese, é um processo enzimático que é catalisado principalmente pela tirosinase, proteína relacionada à tirosinase 1 (TYRP1) e ao dopacromo tautomerase (DCT).
Pensando nisso, a micropigmentadora Vanessa Cabral trouxe, com exclusividade, para seu studio em Vitória, a técnica coreana de tratamento BB Glow Micro MakeUp, que rejuvenesce, clareia e é indicada para manchas, melasma, rosácea, poros abertos e cicatrizes de acne.
Modo de usar: Aplicar uma fina camada no rosto à noite, lavar pela manhã e aplicar filtro solar. Fase intensiva: aplicar a Cysteamine® Gel-creme uma vez ao dia, por 4 meses. Fase de manutenção: após os 4 meses, aplicar a Cysteamine® Gel-creme 2x por semana.
O laser Spectra Nd:YAG Q-Switched é um dos mais usados no tratamento de manchas escuras. Tem o poder de alta penetração na pele e consegue destruir a melanina sem agredir a epiderme. Normalmente, são indicadas no mínimo oito sessões para esse tratamento.
10 melhores clareadores faciais para se livrar das manchinhas
Confira a seleção dos melhores produtos com vitamina C para o rosto que fizemos para você e veja qual deles melhor se encaixa melhor com a sua pele:
Ativos que funcionam no tratamento das manchas: