1999
em 1998
Aplicado pela primeira vez no ano de 1998 durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criado pelo Ministério da Educação – MEC.
Em 2009, o Enem passou a funcionar como um vestibular unificado. Passou a ter dois dias de prova e teve 200 questões e uma redação, número superior ao de questões hoje (180).
Provas deste domingo são de linguagens e ciências humanas Milhões de estudantes de todo o país fazem hoje (17) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília.
Provas: Os cadernos do Enem são divididos pelas quatro áreas do conhecimento definidas para o exame. Cada prova contém 45 questões.
No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.
O local da prova do Encceja 2020 poderá ser consultado quando o cartão de confirmação for liberado para acesso dos candidatos. Depois de disponível, ele pode ser acessado na Página do Participante da área do Encceja no site do Inep.
O Enem é dividido em 4 provas de questões de múltipla escolha, que abordam conhecimentos das grandes áreas do Exame (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias), e 1 de redação.