O raio (r) é a distância do centro exato da esfera até algum ponto da sua superfície. De forma geral, você pode encontrar o raio se souber o diâmetro, a circunferência, o volume ou a área da superfície da esfera.
V ≅ cm³ O volume é uma medida de capacidade, por isso o volume é utilizado em figuras da geometria espacial que apresentam coordenadas tridimensionais.
Arquimedes sabia que o volume de cone é igual a um terço do volume de um cilindro com a mesma altura e a mesma base e que o volume de um cilindro é dado pelo produto da área de uma das suas bases pela sua altura, e apresentou uma dedução teórica da lei da alavanca na sua obra “Sobre o Equilíbrio dos Planos” ou “Sobre ...
A estratégia usada para mostrar que a fórmula V = AB·h vale para todo prisma depende do princípio de Cavalieri. De acordo com esse princípio, independentemente do formato da base de um prisma A, sempre existirá um bloco retangular cuja área da base será igual à área da base do prisma A.
Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.
Dessa forma: o número de lados do polígono da base afeta a quantidade de faces laterais do prisma. Portanto, a área lateral (AL) de qualquer prisma é dada pela área de uma face lateral multiplicada pela quantidade de faces laterais, ou seja, é a área do paralelogramo multiplicada pelo número de lados da face.