Níveis de escrita e leitura
A leitura emocional, que sucede à sensorial, faz com que o leitor, desprendido de compromissos com certo tipo de texto, leia aquilo que lhe interessa. Assim, a leitura emocional está relacionada ao que mais desperta as fantasias e a imaginação do leitor.
O primeiro nível é chamado de leitura elementar. ... Por isso, geralmente são leituras rápidas e de fácil entendimento, como propagandas e banners. Nessa fase, o leitor é capaz de responder qual é o conteúdo do texto, mas sem se aprofundar mais. Depois, passamos para o segundo nível, que é a leitura de inspeção.
Um bom ritmo de leitura desse material é de, no mínimo, 10 páginas por hora. Tem gente que lê 15 páginas por hora ou até mais do que isso, mas não precisa. O importante é você manter, no mínimo, 10 páginas por hora.
Normalmente, uma pessoa comum com hábito de leitura lê cerca de 250 palavras por minuto. Para saber como calcular, siga os seguintes passos: Conte o número de palavras das 3 primeiras linhas do mesmo texto.
Seletividade. Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.
Um leitor normal lê 150. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes mais: 800 palavras neste tempo.
Como ler mais rápido?