1 – Primeira dimensão Um objeto unidimensional. Ou seja, uma linha reta, que só existe em termos de comprimento e não tem outras qualidades perceptíveis.
A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).
A medição da altura total ou do fuste de uma árvore, com vara graduada, pode ser feita com réguas telescópicas produzidas especialmente para este fim, ou utilizar varas telescópicas de pesca graduada em metros.
Os instrumentos de medição mais simples e básicos são régua – tem escalas de milímetros/centímetros ou polegadas, sendo que as mais usadas são as régua com até 60 centímetros. A trena também é bastante comum, mas na maioria dos casos é usada para medir espaços maiores em milímetros, centímetros e metros.
Caminhe para uma posição em que se enxergue o topo do prédio (árvore, ou poste), olhando rente à hipotenusa. Em seguida, meça a distância até o prédio (árvore ou poste), por exemplo, caminhando a pé e contando o número de pés daquele ponto até a parede do prédio.
A fita diamétrica é o instrumento que permite obter tanto o diâmetro quanto a circunferência do fuste e dos galhos. Normalmente, elas são feitas de materiais resistentes, de forma que não sofram variações no seu comprimento devido a variações climáticas e nem desgaste e virtude de seu contato com as cascas das árvores.