Os principais acontecimentos da Revolução Russa, que envolveu todo o ano de 1917, foram a Revolução de Fevereiro, a publicação das Teses de Abril e a Revolução de Outubro.
Um dos antecedentes da Revolução Russa foi o fortalecimento do comunismo. Causado justamente pelas situações anteriores: o descontentamento dos trabalhadores e o surgimento de novas ideias por parte dos intelectuais. Já em 1871, menos de 50 anos antes da Revolução Russa, surgiram os anarquistas.
Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, em 1914, várias consequências recaíram sobre a Rússia, com a desorganização econômica, a fome e a pobreza, os protestos contra o império e, finalmente, a renúncia por parte do czar, em 1917.
Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia. Fome, pobreza e insatisfação social. Oposição à Monarquia Absolutista. Novas ideias revolucionárias de governo (liberais e socialistas)
Na Primeira Guerra Mundial, a superioridade dos inimigos era evidente, Em uma mesma batalha, centenas de milhares de russos morriam de uma só vez. O povo foi para as ruas e aconteceu uma revolução espontânea e apartidária. ... A Rússia saiu da guerra, mas não encontrou a paz. O país mergulhou em uma guerra civil.
As principais influências da Revolução Russa no Ocidente relacionam-se com questões sociais, haja vista que o ideal de educação e saúde gratuitas permanecem, assim como os ideais de aposentadoria, por exemplo.
Resposta. A entrada da Rússia na guerra serviu para acirrar os ânimos entre os opositores do regime czarista. Em 1917 estoura a chamada Revolução Russa e, em outubro deste mesmo ano, após a subida dos bolcheviques ao poder, a Rússia finalmente deixa a guerra.
Resposta. Deixou de viver em estado monárquico, após a revolução foi adotado o sistema político socialista.
Resposta:Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.
Antes da Revolução a Rússia era um país politicamente atrasado, economicamente pouco desenvolvido, militarmente desorganizado e profundamente desigual.
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra.
O cenário da Rússia antes da Revolução Russa, no começo do século XX, era de uma economia atrasada e bastante dependente da agricultura, uma vez que 80% da economia era proveniente dessa atividade.
A Russia nos anos anteriores a primeira guerra mundial, era um país que ainda dependia muito do setor rural e havia dado inicio a sua industrialização. Nos anos anteriores à revolução a Rússia o país possuía um sistema muito parecido com a Europa feudal.