O balé que marcou o início da fase romântica na dança foi “A Sílfide”, criado por Filippo Taglioni em homenagem a sua filha Marie Taglioni. As sílfides são imagens etéreas do eterno feminino, que dançam com um poeta sonhador em busca de um ideal, história e personagens tipicamente românticos.
Também com 2 atos, o balé romântico tem o primeiro onde se apresenta o cotidiano e o segundo com as personagens fantasiosas e a feitiçaria magia, o “ato branco”. A música coincide mais com a cena,ao contrário do balé de ação em que se tocam músicas em alegro durante cenas de morte, por exemplo.
O balé de ação é uma dança que propaga significados, emociona e não se contenta apenas a agradar os olhos de quem assisti. Segundo Noverre (1760), citado por Monteiro (2006, p. 33-34) “[...] no balé de ação a dança utiliza-se da expressão gestual, incorpora a pantomima e com isso torna-se capaz de criar a ilusão.
É a representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo lúdico, artístico, científico ou técnico.
O ballet surgiu como espetáculos solenes durante o período renascentista. Eram espetáculos apresentados em festas aristocráticas, onde músicos e bailarinos da corte colaboravam para criar entretenimento para a nobreza. ... Além de danças, músicas e dramaturgia, esse espetáculo tinha falas.
Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
Renascimento: é nesse período que a dança ressurge, sendo muito apreciada pela nobreza. Ela torna-se mais complexa e assume um aspecto social, passando a receber estudos específicos realizados por pessoas e grupos organizados. É nessa fase que a dança passa a ser conhecida como balé.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras.
Resposta. Resposta: A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.
A seguir, vamos comentar um pouco sobre esses diferentes tipos de ballet.
Resposta: A grande diferença entre os dois está no fato de o ballet clássico visar a perfeição dos movimentos da técnica clássica, enquanto o moderno dá ênfase aos mais diversos movimentos corporais que se ligarão aos movimentos básicos sem a exigência clássica.
Dança Clássica Nos rituais pré-históricos, a dança era uma das principais formas de expressão e de aproximação dos Deuses. ... Dança moderna é hoje muito mais sofisticada, tanto em técnica quanto em tecnologia, que começou a ser dançada pelos bailarinos clássicos.
Elementos da dança A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Resposta: As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia.
Resposta: Os principais nomes da dança moderna foram Émile Jaques-Dalcroze, François Delsarte, Isadora Duncan, Ruth St. Denis e Rudolf von Laban.