A data de competência é o dia em que o serviço foi prestado. Essa é uma das particularidades que variam de prefeitura para prefeitura. A maioria das prefeituras trabalha com a data de competência e a data de emissão.
A data de saída da Nota Fiscal é a data na qual o produto ou serviço da empresa foi ou será entregue, ou seja, sairá do emissor para o receptor. ... O limite da data de saída da Nota Fiscal é de até 30 dias posteriores à data informada de sua emissão, conforme descrito na Tabela de Rejeições da Nota Fiscal Eletrônica.
Saiba como alterar a data de saída da NF-e.
O DANFe não substitui a NFe, pois não tem validade fiscal Apenas os arquivos XML da nota fiscal precisam ser armazenados eletronicamente, tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador, pelo período mínimo de cinco anos.
Não existe prazo para emitir nota fiscal. Porém, gerar esse documento fiscal antes de enviar o produto ao cliente é um dos procedimentos indicados para evitar problemas com o Fisco. Lembrando ainda que a não emissão da nota fiscal é passível de multa e até de pena de reclusão.
Como o próprio nome já diz, a nota deve ser emitida no caso da prestação de serviços. É como a nota fiscal que conhecemos, só que ao invés de ser para produto, é para algum serviço prestado. A NFS-e deve ser emitida sempre no portal da Prefeitura da cidade onde o serviço foi realizado.
A Contra Nota é uma nota fiscal de entrada que deve ser emitida pela empresa que está recebendo mercadorias enviadas por um produtor rural pessoa física. Essa nota fiscal de entrada serve como uma confirmação do recebimento dos produtos.