Para executar um saque, o sacador segura a bola com uma mão e com a outra bate nela para a lançar por cima da rede em direção à quadra adversária. Se a bola tocar na quadra do adversário, a equipe marca ponto, mas se a bola for longe e sair da quadra, a equipe adversária faz um novo saque.
Brunoro, (198X) classifica o saque em cinco tipos: • Saque por baixo; • Saque por cima (tipo tênis); • Saque lateral; • Saque lateral por cima (jornada nas estrelas); • Saque em suspensão (viagem ao fundo do mar).
Acerte a bola.
– Um jogador não pode bloquear um saque; – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).
- Não pode cortar saque, pois é muito difícil vc cortar uma bola rápida. E a regra é bem clara quando diz que não pode bloquear o saque, pq é a primeira bola. - Outra regra diz que quando acontece dois toques na bola o ponto vai para o time adversário automaticamente!
7.
É o único fundamento - permitido pela regra - utilizado na Recepção do Saque. Como mencionado anteriormente, o Toque Acima da Cabeça, diferentemente do volei de quadra, não é permitido.
1) Ter um jogador fora de sua posição no momento do saque. ... 6) Faltas de saque após a bola ter sido golpeada, caso toque um jogador da equipe sacadora. 7) Faltas de saque após a bola ter sido golpeada, caso toque a rede. 8) Faltas de saque após a bola ter sido golpeada, caso a bola caia "fora".
A pessoa que cometeu a falta é excluída do jogo. Quantos saques uma pessoa pode sacar consecutivamente se estiver acertando todas? Há dois casos de substituição.
Barreira. Os jogadores da equipe que realiza o saque não podem impedir o adversário de visualizar o sacador e a trajetória da bola, seja por uma ação individual ou coletiva. ... ou agrupando-se de forma a esconder ambos, o sacador e a trajetória da bola, até que a bola atinja o plano vertical da rede.
A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) decidiu antecipar a introdução da nova regra que valida o saque ""queimado". ... Pela regra, se o saque tocar na rede, mas passar para a quadra adversária, será considerado válido, e a bola continua em jogo.
O jogador que não pode sacar no voleibol é chamado de líbero. Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB, essa posição é interessante pois ele não pode sacar, não pode bloquear ou mesmo tentar bloquear.
A função do líbero é a de executar os fundamentos realizados com maior frequência no fundo da quadra, na recepção e na defesa. Está autorizado a trocar com qualquer jogador da defesa e não pode completar nenhum toque de ataque.
Quando a equipe receptora ganha o "rally", obtém um ponto e o direito de sacar. Seus jogadores, neste momento, mudam a posição, efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio. A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica.
Resposta: No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador). ... Após o golpe de saque, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição na própria quadra e na zona livre.
Resposta. É o primeiro árbitro que autoriza o saque após observar se as duas equipes estão preparadas para o jogo e se o jogador está de posse com a bola .
1
As posições dos jogadores são determinadas e controladas pela colocação dos pés em contacto com o solo, da seguinte forma: -cada jogador da linha avançada deve ter pelo menos uma parte do pé mais próxima da linha central que os pés do seu defesa correspondente.
As posições dos jogadores são numerados como se segue: os três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente-centro) e 2 (frente-direita); os outros três são os jogadores da linha de trás ocupando as posições 5 (atrás-esquerda), 6 (atrás-centro) e 1 ( ...
Bloqueio simples é quando apenas um jogador vai pra rede fazer o bloqueio. Bloqueio duplo é quando dois jogadores aliados pulam formando o bloqueio juntos. Bloqueio triplo é quando três jogadores pulam juntos para fazer o bloqueio.
Pode o jogador da posição 5 estar mais próximo a linha central que o jogador da posição 4 no momento do saque? ( )sim.
Levantador. O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque.
Pode o jogador da equipe receptora, da posição 2 estar mais próximo á rede que jogador da posição 1, no momento do saque? a) ( ) Não, pois o jogador da posição 2 é o sacador.
E permitido um leve toque "largada" durante a execução do toque de ataque, se este toque for claro e a bola não for "carregada" ou "empurrada". ... ( ) Quando a bola toca em um jogador de defesa, inclusive nas linhas de. delimitação.
(V ou F) 1- É permitido um leve toque "largada" durante a execução do toque de ataque, se esse toque for claro e a bola não for "carregada" ou "empurrada". 2-A bola é colocada em jogo com um saque: o jogador golpeia a bola com qualquer parte do corpo, enviando-a por cima da rede para a quadra adversária.
INVASÃO POR CIMA DA REDE NO VOLEIBOL Ao bloquear, o bloqueador poderá tocar a bola quando esta ainda está além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.
Nenhum jogador pode completar um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede.
O contato de um jogador com a rede não é considerado falta, a não ser quando esse contato ocorre durante a ação de jogar a bola ou quando interfere na jogada. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais os jogadores não tocam realmente a bola.
Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola. Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.
Líbero. Posição introduzida no voleibol a partir de 1993, com função, especificamente, de recepção e defesa. Um jogador que atua nessa posição não pode sacar nem concluir uma ação de ataque.