Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
As articulações fibrosas geralmente são imóveis (sinartroses) e não possuem cavidade articular. Eles são subdivididos em: suturas, gonfoses e sindesmoses. ✓ Suturas são articulações imóveis que ocorrem entre os ossos do crânio.
A articulação fibrosa gonfose, também denominada articulação dentoalveolar, é a que permite a movimentação do dente no seu alvéolo, sendo a única deste tipo encontrada no organismo humano.
Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar. – Trocoide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.
- Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna. - Biaxial – Permite dois eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho.
Uma sínfise é um tipo de articulação permanente, do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. As superfícies adjacentes são unidas por cartilagem do tipo fibrosa (fibrocartilagem).
Exemplos: ossos do quadril e vértebras. Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos.
Classificação de acordo com os eixos de movimento: Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos): Trocleartroses, gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelo. Trocoide ou pivô (permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro fixo):articulações rádio-ulnar e atlanto-axial.
Resposta: Sinartrose: é uma articulação composta de tecido fibroso e, portanto, “imóvel” (grau de movimento muito pequeno e quase imperceptível). ... -Anfiartrose: é uma articulação composta de tecido cartilaginoso e, portanto, de movimento limitado.
No âmbito da cinemática, que é vista no Ensino Médio, estuda-se os seguintes tipos de movimento:
Eixos anatômicos
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos: leitura/escuta; produção (escrita e multissemiótica); ... análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.
Conheça os 4 pilares da educação da UNESCO
A Base Nacional Comum Curricular propõe um novo arranjo para a etapa da Educação Infantil: os Campos de Experiências. A ideia leva em conta que bebês e crianças pequenas aprendem e se desenvolvem por meio de experiências do cotidiano, que devem ser planejadas com intencionalidade pelos professores.