Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.
COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE MAGNÉSIO
O cloreto de magnésio apresenta uma boa absorção e biodisponibilidade, porem na sua composição tem menos magnésio elementar,mesmo sendo usado na deficiência de magnésio o dimalato que e uma combinação com acido málico , no intestino eles separam no mais o dimalato é mais indicado no tratamento da fibromialgia, fadiga ...
O magnésio dimalato e o quelato possuem biodisponibilidade e a absorção do mineral semelhante! A diferença dos dois se dá pela substância quelada ao magnésio. No caso do suplemento de magnésio Dimalato o mineral está protegido pela molécula de ácido málico.
A suplementação deve ser indicada pelo médico ou nutricionista, já que a dose recomendada depende da causa que está originando a sua deficiência, além disso o seu excesso pode causar náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza.
Quem não deve usar. O cloreto de magnésio é recomendado apenas para pessoas a partir dos 19 anos, não sendo o seu uso também recomendado para mulheres grávidas, uma vez que o cloreto de magnésio pode passar pela placente e chegar ao bebê, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento.
Um homem adulto deve ingerir em média 400 mg por dia; e mulheres, 310 mg. Mulheres grávidas e em período de lactação devem aumentar a dose para 310 mg e 360 mg respectivamente. Idosos também necessitam ingerir magnésio em maior quantidade - a recomendação é de cerca de 420 mg para homens e 320 para mulheres.
A necessidade diária de cálcio varia de acordo com a idade. Em média, pessoas entre 19 e 50 anos precisam de 1.
86 mg de cálcio a cada 100 g do alimento. O brócolis é rico em cálcio de boa biodisponibilidade. Absorvemos 61,3% do cálcio presente no brócolis, enquanto essa absorção é de 32% no leite de vaca.
Excesso pode provocar problemas como pedra nos rins. Um dos problemas para quem vive mais é o enfraquecimento dos ossos. E para combater a osteoporose, o mais importante é comer alimentos ricos em cálcio. Agora uma pesquisa alerta que exagerar nos complementos não adianta e ainda pode ser perigoso.
Recomendação de consumo de cálcio diária Adultos devem consumir uma média de 1000mg de cálcio por dia, equivalente a cerca de quatro copos de leite de 200ml. No entanto, o valor deve ser superior em pacientes grávidas, durante a menopausa e em idosos.