Dentre eles podemos citar: o exercício de agachamento e exercício para reforçar a musculatura interna da coxa, mais conhecida como músculos adutores. Bicicleta, corrida e todas as atividades de impacto dos joelhos podem ser praticados, mas com intensidade moderada, sem exageros no tempo e na intensidade.
Leitura do goniômetro Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na esca- la fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.
Permitir que o ombro rode lateralmente em aproximadamente 90°. Evitar a flexão e extensão do braço. Colocação do goniômetro para medir a abdução do ombro. com o cotovelo, punho e dedos estendidos.
Como avaliar a força muscular
O método utilizado para avaliar a ADM chama-se goniometria e é aplicado pelo uso de um goniômetro, uma espécie de régua plástica com dois braços unidos centralmente por um eixo que permite a movimentação dos mesmos.
O ganho da ADM é o objetivo primário na reabilitação de um paciente com fratura (7), sendo a cinesioterapia um dos principais recursos utilizados para recuperá-la.
O conjunto de exercícios que visa à avaliação ou normalização da amplitude de movimento (ADM) é uma técnica básica usada para o exame do movimento e para iniciá-lo em um programa de intervenção fisioterapêutica.
Para aumentar a amplitude de movimento, o terapeuta deve mover uma articulação afetada além do ponto da dor, mas o movimento não deve provocar dor residual (dor que continua uma vez interrompido o movimento).
A amplitude de movimento compreende o grau de amplitude atingido por uma articulação sinovial. Ou seja, ela é o movimento completo e normal que uma articulação tem a capacidade de realizar. O termo amplitude de movimento, também conhecido pela sigla ADM, é bastante utilizada no âmbito da fisioterapia.
A amplitude de movimento diz respeito ao percurso que uma ou mais articulações realizam para completar um exercício (ou movimento). ... Fazer com que as musculaturas principais utilizadas nesse exercício atinjam sua máxima contração é o que vai gerar resultados cada vez melhores.
A cadência no treino vem ganhando importância cada vez maior para aqueles que buscam a hipertrofia e a tonificação muscular. ... De forma geral, a cadência no treino de musculação se relaciona à amplitude do movimento, à pausa entre as séries e à velocidade com que as fases excêntrica e concêntrica se realizam.
É muito provável que na academia você já tenha se deparado com alguém enchendo um aparelho de carga e executando o movimento na menor cadência (velocidade de execução dos movimentos) e amplitudes (graus de execução dos movimentos) possíveis.