Levitt propôs um modelo de cinco fases para o que chamou de Ciclo de Vida do Produto. São elas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas.
Segundo Kotler e Keller (2012), o ciclo de vida do produto pode ser medido em função de suas vendas, cuja curva é ascendente na fase de introdução do novo produto no mercado, quando já se estabiliza depois na fase de maturidade, e logo regride na fase de declínio.
A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e, ao mesmo tempo, a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.
O mais importante a saber sobre ciclo de vida para a formação de preços é a margem de contribuição do produto (total ou unitária) em cada fase do seu ciclo. ... Geralmente, a margem de contribuição unitária é alta devido aos altos preços e a margem de contribuição total é baixa devido aos baixos volumes de vendas.
As 5 etapas do Ciclo de Vida do Produto
Neste sentido é importante que as estratégias de fim de vida (End-of-Life - EoL): reuso, reparo, remanufatura e reciclagem sejam integradas dentro do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Um dos principais objetivos é facilitar a recuperação de materiais e componentes.
Produtos e serviços têm ciclo de vida e é muito importante conhecê-los, pois disso depende a otimização de resultados, a comunicação mais efetiva, o planejamento estratégico e as vendas.
Está é a fase inicial do ciclo de vida do produto! Que acontece desde que a mercadoria é lançada até quando as vendas começam a aumentar. A produção é pequena e demanda investimento em marketing, tecnologia, embalagem e logística. ... Nessa fase, o importante é montar um plano eficiente para colocar o produto no mercado.
Cada finalização e início de um ciclo gera a possibilidade de uma transformação, nos tira da nossa zona de conforto e nos impulsiona ao novo, nos convida a avanços necessários, nos possibilita uma reavaliação de crenças, de valores e de condutas, nos tornando pessoas melhores do que antes.
Em função destas mudanças, o sistema de custeio chamado custeio do ciclo de vida surge com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões, levando em conta todo o período de vida útil de um produto, desde o surgimento das primeiras idéias, na fase de pesquisa, até a sua morte, momento em que a empresa não incorrerá em ...
Qual é a fase em que um produto ou serviço exige investimentos para crescer no mercado ou, ainda, em que momento se percebe o prejuízo que ele oferece? O lançamento e o crescimento são etapas críticas para que o produto atinja os objetivos inicialmente traçados.
O ciclo de vida de um produto é caracterizado pelo desenvolvimento de sua demanda no mercado ao longo do tempo, apresentando uma fase de entrada no mercado, crescimento, estagnação e possíveis decrescimentos e até fim do ciclo.
Mencionado pela primeira vez em 1920 por economistas referindo-se à indústria automobilística, o termo aplica um conceito biológico a marcas, fabricantes e modelos de bens de consumo diversos, desde carros, revistas, eletrônicos – realmente qualquer produto imaginável – classificando cada um em fases do nascimento ao ...
Os bens de consumo são todos os produtos consumidos por indivíduos ou famílias. Assim, entram nessa conta os alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Desta forma, uma boa parte da renda familiar costuma ser gasta com bens de consumo.