A partir do final do século XVII é que ocorreu a ocupação de grande parte de Minas Gerais em função da descoberta de ouro, que gerou uma rápida migração e povoamento da província, no evento conhecido como a corrida do ouro.
Há várias versões sobre quem descobriu o ouro das Minas Gerais. Prevalece, geralmente, aquela que atribui à bandeira de Antônio Rodrigues Arzão a descoberta dos cascalhos auríferos nos sertões do rio Casca, por volta de 1693.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são agricultura, pecuária, cerâmica, produtos alimentares, mineração, metalurgia e turismo. Nos anos 2000, a participação regional no PIB de Minas manteve-se relativamente estável.
Os principais produtos agropecuários produzidos no Estado de Minas Gerais são: café (principalmente da variedade arábica), açúcar, leite, carnes (bovina, suína e de frango), soja, milho e feijão.
No setor agropecuário, o estado se destaca por apresentar o terceiro maior rebanho bovino do país, sendo o maior produtor nacional de leite. Minas Gerais também é líder na produção de feijão, além de ser responsável por 50% da safra de café. Outros importantes cultivos são o de milho, soja e cana-de-açúcar.
Minas Gerais possui o terceiro maior parque industrial do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Os principais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos.
01 – AGROPÉU – Agroindustrial Pompéu S.A. 02 – ANGLO AMÉRICA Minério de Ferro Brasil S.A. 03 – ARCOM S.A. 04 – Banco FIDIS S.A.
Muitos fatores contribuem para que uma indústria seja instalada em uma determinada cidade, sendo alguns dos principais a infraestrutura local, a presença de mão de obra qualificada e as políticas fiscais adotadas por aquela região.
O Estado possui como principais riquezas naturais vários recursos minerais (destaque para o Nióbio, ferro, aço e ouro) e a água.
Relevo. As regiões mineiras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m.
Minas foi apontado por 24% dos participantes como o melhor Estado do país em termos de patrimônio histórico, sobretudo por conta de sua preservação. ... Um pouco menos celebrada que Ouro Preto, mas também parte de um roteiro histórico, Tiradentes é outro destino obrigatório entre as cidades históricas mineiras.
Ao pisar em terras mineiras prepare-se para comer bem e comer muito! Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.
A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. ... As manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana.
AS COMUNIDADES INDÍGENAS EM MINAS GERAIS As etnias são: Maxakali, Xakriabá, Krenak, Aranã, Mukuriñ, Pataxó, Pataxó hã-hã-hãe, Catu-Awá-Arachás, Caxixó, Puris, Xukuru-Kariri e Pankararu. As doze etnias que vivem atualmente no Estado […]