O uso de armadilhas confeccionadas com garrafas PET de 2 litros, perfuradas na parte de cima com furos de aproximadamente 1 centímetro de diâmetro e preenchidas com 500 mililitros de suco, podem ser uma boa alternativa para o controle das pragas. A garrafas devem ser penduradas no meio da copa das árvores.
O bicho da goiaba é, na verdade, uma larva de mosca. Mas não é aquela que a gente vê voando em cima de lixo ou na cabeça do Cascão. A da goiaba é a chamada mosca-da-fruta. É dividida em quatro grupos, que se subdividem em várias espécies.
Descubra o que fazer para evitar o problema É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
Fazer podas para retirar o excesso de galhos e folhas, melhorando a insolação e ventilação da copa, é um método de prevenção. Elimine os ramos doentes, quando atacados pela bacteriose, e queime-os, aplicando em seguida fungicidas cúpricos nas áreas removidas.
Para amenizar o problema, o produtor deve aumentar o arejamento e a incidência de raios solares sobre os pés de goiaba, ao mesmo tempo que reduz o tempo de molhamento da planta. Para isto, basta retirar as brotações vegetativas e o excesso de brotações floríferas.
O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.
O ciclo da goiabeira ? Paluma?, entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
O sistema radicular da goiabeira adulta apresenta raízes secundárias que surgem da raíz principal nas camadas superficiais do solo. Estas raízes laterais ramificam-se de modo exuberante e concentram grande número de radicelas próximas da superfície do solo.
Em estudos realizados pela Embrapa Semiárido, o enraizamento da goiabeira vem sendo realizado com sucesso com a adição de solução de AIB na dosagem de 1.
A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a planta permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no cultivo.
As mudas devem ser transplantadas para sacos de polietileno preto com volume de 2 L a 3 L, preenchidos com terra de barranco, esterco de curral e areia, e mantidas em ambiente protegido com irrigação controlada. Nesse período ocorre o início da brotação das duas gemas existentes na “axila” das folhas.