O enfermeiro trabalha junto com outros profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, mas pode trabalhar sozinho em ambulatórios de atenção primária (aquelas não tão graves). Resumindo bastante, a função de um profissional da enfermagem é ser o facilitador dos processos dentro de uma unidade de saúde.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.
Durante as 24 horas do dia, fazem parte da rotina as orientações, os cuidados e a atenção. Dessa forma, a enfermagem se faz responsável direta pelo processo de cuidar do paciente. Esse cuidado contempla também a família e suas necessidades.
É um plano com orientações feito com o paciente e para o paciente, de acordo com as necessidades diagnosticadas. Ao ser atendido em uma Unidade de Cuidado Integral à Saúde, além da consulta com seu médico, que saberá todo o histórico de saúde, o paciente passará por uma equipe de profissionais de diversas áreas.
De uma maneira mais abrangente, esse tema diz respeito aos princípios que motivam e orientam o comportamento humano a respeito de normas e valores de uma realidade social. Na saúde, ela pode ser compreendida como o conjunto de regras e preceitos morais de um indivíduo.
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.