Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço. ... Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
O cangaço desenvolveu-se no Nordeste Brasileiro na primeira metade do século XX, principalmente nas décadas de 1920 e 1930. O cangaço foi um movimento caracterizado como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX pelas áreas do sertão nordestino brasileiro.
de 18
Teve como consequências ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
A situação de seu povo, a pobreza, as péssimas condições de vida, injustiça, Eram pequenos proprietários, ou pobres trabalhadores, e tinham que se sujeitar aos coronéis (latifundiários e políticos). Muitos cangaceiros surgiram do povo sertanejo que lutava pela sobrevivência.
Esse cenário provocou diversos problemas sociais, entre eles, aumento da pobreza, fome e violência. Com isso, começaram a surgir os primeiros grupos de cangaceiros com o objetivo de lutar contra aquela realidade, proporcionando igualdade para a população do sertão nordestino.
Os cangaceiros atingiam tanto pessoas pobres como ricas, porém o espírito de liberdade e independência demonstradas pelos integrantes desses grupos ao infringirem as normas da sociedade, iludiam e fascinavam os demais habitantes das regiões do Sertão Nordestino.
De fato os cangaceiros cometiam crimes, e de fato havia, tanto por parte do governo como por parte de pelo menos alguns setores sociais mais carentes, a ideia de que eles deveriam ser presos ou executados, embora alguns outros grupos os vissem como justiceiros, pois eles lutavam contra os latifundiários, que eram ...
A morte do pai Seu pai entrou em uma briga feia com os vizinhos, os Alves de Barros, que foi parar na polícia. Alguns meses depois, o pai acabou morto por oficiais. Foi quando o rapaz resolveu entrar para o cangaço, no bando de Sinhô Pereira.
Segundo o seu biógrafo Cicinato Ferreira Neto, o apelido "Lampião" foi lhe dado devido à sua facilidade em manejar o rifle, "que, de tanto atirar, mais parecia um candeeiro aceso nas escuras noites da caatinga”. Conhecido como Rei do Cangaço, Lampião foi provavelmente o líder banditista de maior sucesso do Século XX.
Significado de Banditismo substantivo masculino Maneira de se comportar própria de bandido; sentimentos particulares ao bandido; estilo de vida de bandido. Acontecimentos criminosos cometidos num certo lugar ou época; criminalidade.
As pessoas se fixaram em Canudos pois lá era possível que obtivessem o controle, mesmo que em sistema de propriedade comunal, de terras que podiam cultivar e ficar com a a maior parte do que plantavam.