Para demonstrar como o barramento funciona, nós fizemos a leitura dele ligando um osciloscópio diretamente no barramento de comunicação do carro, mais precisamente no barramento de conforto. O barramento CAN é diferencial. Isso significa que o valor de cada bit é dado por uma relação entre os dois sinais de tensão.
Uma rede CAN pode interligar até 2032 dispositivos, sendo que o limite prático é de aproximadamente 110 dispositivos, sendo cada dispositivo tratado como um nó da rede.
Que o barramento CAN (Controller Area Network) é uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os diversos sensores e componentes de um veículo? ... Assim, os equipamentos eletrônicos passaram a “conversar” entre si através dos dois fios do barramento CAN.
O LIN-Bus (Local Interconnect Network) é um padrão de comunicação veicular utilizada em arquitetura de redes inseridas em carros. ... O LIN bus é um sistema de rede pequeno e lento utilizado como uma opção barata para subredes CAN, utilizada para integrar sensores inteligentes ou atuadores em carros.
Num sistema multiplexado automotivo, a comunicação se estabelece através de sinais elétricos e não sonoros. Em tais sistemas, os módulos trocam mensagens, que transportam informação, utilizando sinais elétricos. ... As redes automotivas multiplexadas baseiam seu funcionamento na comunicação serial.
Na maioria dos casos, basta remover o sensor e verificar se existe continuidade da corrente elétrica nos fios com a ajuda de um multímetro. Também é preciso verificar se a resistência interna do sensor está de acordo com o valor especificado no manual do veículo.