Velocidade, eficiência e aplicação adequada de RCP com o mínimo possível de interrupções determinam o sucesso do resultado; a rara exceção é a hipotermia profunda causada por imersão em água gelada, na qual a reanimação pode ser realizada com sucesso mesmo após uma parada prolongada (até 60 minutos).
Desfibrilação precoce: Às vezes, um choque elétrico, denominado desfibrilação, precisa ser administrado para restaurar o ritmo normal do coração. Quanto antes for realizado, melhor.
Si estás capacitado en RCP y has realizado 30 compresiones del pecho, abre las vías respiratorias de la persona mediante la maniobra de inclinarle la cabeza y levantarle el mentón. Coloca la palma de tu mano sobre la frente de la persona e inclínale suavemente la cabeza hacia atrás. Luego, con la otra mano, levántale suavemente el mentón hacia adelante para abrir las vías respiratorias.
As diretrizes de RCP reforçam a informação que, a cada minuto do início da parada cardiorrespiratória, as chances de sobrevivência da vítima diminuem em 7% a 10%. No entanto, o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), tanto operado por leigos como por profissionais de saúde, eleva as taxas de sobrevivência para 85%.
O reconhecimento e o tratamento da parada cardíaca devem, de modo ideal, ocorrer quase ao mesmo tempo. Um socorrista que encontra alguém inconsciente deve primeiro determinar se a pessoa é incapaz de responder, perguntando em voz alta “Você está bem?”. Se não obtiver resposta, o socorrista deve posicionar a pessoa de costas e observar, a fim de determinar se a respiração também parou ou se está normal.
A RCP padrão pode ser feita por uma pessoa (uma única pessoa realiza insuflações de resgate e compressões do tórax alternadamente) ou por duas pessoas (uma realiza insuflações de resgate e a outra compressões do tórax). Na RCP padrão, um único socorrista faz 30 compressões e, em seguida, duas insuflações. Se estiverem presentes dois socorristas, quando crianças ou bebês precisarem de RCP, é preferível uma relação de 15:2, enquanto nos recém-nascidos, é recomendada uma relação de 3:1. As compressões são feitas a uma frequência de 100 a 120 vezes por minuto em pessoas de todas as idades. A RCP é continuada até a assistência médica chegar ou a pessoa recuperar.
(Ver também the American Heart Association [AHA] 2020 guidelines for CPR and emergency cardiovascular care and 2022 AHA Interim Guidance to Health Care Providers for Basic and Advanced Cardiac Life Support in Adults, Children, and Neonates With Suspected or Confirmed COVID-19.)
O sulfato de atropina é um fármaco parassimpaticolítico que aumenta a frequência cardíaca e a condução através do nó atrioventricular. É administrada para bradiarritmias sintomáticas e bloqueio de nó atrioventricular de alto grau. Não mais é recomendada para assistolia ou atividade elétrica sem pulso.
Numerosos tratamentos farmacológicos, incluindo eliminadores de radicais livres, antioxidantes, inibidores de glutamato e bloqueadores de canal de cálcio, têm benefício teórico. Muitos foram bem-sucedidos em modelos animais, mas nenhum se mostrou eficaz em ensaios com seres humanos.
Publicadas a cada cinco anos, após abrangente análise e consenso global sobre a ciência de ressuscitação, as Diretrizes da AHA para RCP e ACE 2020 compõem a base de todos os produtos para salvar de vida da AHA e de muitos protocolos de ressuscitação de hospitais e serviços de atendimento de emergência no mundo todo. Este produto fundamental constitui a reimpressão pela AHA das Diretrizes da AHA para RCP e ACE 2020, que foram publicadas on-line em 18 de outubro de 2020 na revista Circulation. A atualização das diretrizes reflete as novas recomendações globais sobre ciência e tratamento de ressuscitação derivadas do Consenso internacional sobre ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência com recomendações de tratamento (CoSTR) 2020.
5. Wyckoff MH, Greif R, Morley PT, et al: 2022 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations: Summary From the Basic Life Support; Advanced Life Support; Pediatric Life Support; Neonatal Life Support; Education, Implementation, and Teams; and First Aid Task Forces. Circulation 146(25):e483–e557, 2022. doi:10.1161/CIR.0000000000001095
A profundidade da compressão torácica recomendada para adultos é cerca de 5 a 6 cm. Idealmente, a compressão cardíaca externa produz um pulso palpável a cada compressão, embora o débito cardíaco seja de apenas 20 a 30% do normal. Entretanto, a palpação dos pulsos durante a compressão torácica é difícil até mesmo para médicos experientes e, com frequência, não confiável. O monitoramento quantitativo do dióxido de carbono expirado final pode fornecer uma estimativa melhor do débito cardíaco durante as compressões torácicas; os pacientes com perfusão inadequada têm pouco retorno venoso para os pulmões e, portanto, baixo nível de dióxido de carbono expirado final (assim como aqueles com hiperventilação). Embora haja poucas evidências corroborando números específicos no monitoramento fisiológico, geralmente aceita-se que um nível de dióxido de carbono expirado final de 10 a 20 mmHg está associado a RCP adequada. Um aumento súbito significativo do nível expirado de dióxido de carbono, geralmente para um valor > 30 mmHg, ou um pulso palpável durante uma pausa nas compressões, indica restauração da circulação espontânea.
Si estás solo y no viste al niño colapsar, empieza a hacer compresiones durante aproximadamente dos minutos. Luego llama lo antes posible al 911 o al número de emergencia local y busca un DEA si hay uno disponible.
Para un bebé de menos de 1 año, sigue con el procedimiento de compresiones, vías respiratorias y respiración. No sigas este procedimiento para los recién nacidos, es decir, los bebés de hasta 4 semanas.
Uso de equipamento de proteção individual (EPI) apropriado para procedimentos que produzem aerossol (proteção respiratória contra partículas no ar e de gotículas, proteção para os olhos, luvas) para todas as pessoas presentes na área de tratamento durante a RCP ou outros procedimentos avançados (p. ex., entubação, descompressão torácica)
Em casos raros, pode-se usar fenitoína para tratar a TV, mas somente quando esta é decorrente de toxicidade digitálica e refratária a outros fármacos. Administra-se uma dose de 50 a 100 mg/minutos o a cada 5 minutos até o ritmo melhorar ou a dose total alcançar 20 mg/kg.
Los consejos anteriores se aplican en situaciones en las que adultos, niños y bebés necesitan reanimación cardiopulmonar, pero no si se trata de recién nacidos. Los recién nacidos son bebés de hasta 4 semanas.
Na vida real, é muito menos provável que as pessoas sejam reanimadas pela RCP em si. Em vez disso, a RCP é feita para circular o sangue que contém oxigênio dos pulmões para o cérebro e para os órgãos até que o coração possa ser reiniciado com um desfibrilador, muitas vezes com a ajuda de medicamentos especiais administrados pela equipe de atendimento médico de emergência.
American Heart Association 2020 CPR and ECC Guidelines: essas diretrizes para reanimação cardiopulmonar (RCP) e cuidados cardiovasculares de emergência (CCE) baseiam-se nas revisões mais recentes da literatura científica, protocolos e instruções sobre reanimação.
2. Goodloe JM, Topjian A, Hsu A, et al: Interim Guidance for Emergency Medical Services Management of Out-of-Hospital Cardiac Arrest During the COVID-19 Pandemic. Circ Cardiovasc Qual Outcomes 14(7):e007666, 2021. doi:10.1161/CIRCOUTCOMES.120.007666
Si no estás capacitado y tienes acceso inmediato a un teléfono, llama al 911 o al número local para emergencias antes de hacer reanimación cardiopulmonar. El operador te indicará cómo realizar los procedimientos correctos hasta que llegue la ayuda. Para aprender a hacer correctamente reanimación cardiopulmonar, debes tomar un curso acreditado de primeros auxilios que aborde este procedimiento y enseñe cómo utilizar un desfibrilador externo automático.
Taquicardias supraventriculares rápidas pós-reanimação ocorrem frequentemente devido a níveis elevados de catecolaminas beta-adrenérgicas (endógenas e exógenas) durante a parada cardíaca e a reanimação. Esses ritmos devem ser tratados se forem extremos, prolongados ou associados a hipotensão ou sinais de isquemia coronariana. Uma infusão IV de esmolol é administrada, iniciando a 50 mcg/kg/min.
Em paciente com acesso IV periférico, a administração de fármacos é seguida de um bolo líquido (IV “totalmente aberto” em adultos; 3 a 5 mL em crianças pequenas) para enviar toda o fármaco para a circulação central. Em paciente sem acesso IV ou intraósseo, naloxone, atropina e adrenalina, quando indicadas, podem ser administradas pelo tubo endotraqueal, com 2 a 2,5 vezes a dose IV. A compressão deve ser brevemente suspensa durante a administração de um fármaco via tubo endotraqueal.
Primeiros socorros em caso de parada cardíaca
Respiração Artificial
Para diminuir a chance de sofrer uma parada cardíaca, é necessário que a pessoa tome regularmente os medicamentos para o coração, tenha um estilo de vida saudável e evite o estresse.
Como prevenir o infarto?
Para isso, pode-se fazer o exercício de respirar profunda e calmamente, contando até 5 ao inspirar ou expirar. Além disso, também é importante evitar o acumulo de pessoas ao redor da vítima, já que isso além de diminuir a quantidade de oxigênio disponível também causa aumento do estresse.
Para diminuir as dores no peito, a pessoa receberá medicamentos que ajudam na redução deste sintoma. Dependendo da gravidade do infarto, o paciente passa pela angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, que tem como objetivo direcionar as artérias a restaurar o fluxo do coração.