O taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa chinesa que tem como conceito chave o Tao, palavra que em chinês pode significar “caminho”, “estrada”, “curso” ou “método”.
Leia o Tao Te Ching. Ler e interpretar o texto são os dois primeiros passos para qualquer pessoa interessada no taoísmo. O Tao Te Ching traz ensinamentos de como se conectar ao universo. Um dos principais ensinamentos do Tao Te Ching é que há coisas que não podemos entender (e isso é normal).
Na China, o dragão, ou lung, é depositário de todas as qualidades que almejamos: sabedoria, coragem, nobreza, força, beleza… Esse animal mítico é considerado um ancestral comum, uma entidade do próprio caráter do povo chinês. Um símbolo de boa fortuna onipresente, com totens espalhados por todo o país.
Quem escolhia esse caminho subia ao Paraíso. O deus inca Viracocha surgiu das águas do lago Titicaca para criar uma raça de gigantes. Mas a tentativa fracassou. Depois, usou seixos para criar a humanidade.
Isso representava para os incas o solstício de inverno e o começo de um novo ciclo para as plantações. Com isso, o Deus Sol era homenageado e dava-se início aos rituais cerimoniais incaicos.