Método 2 de 5: Desenrolando o colar usando talco
A dica pra esse caso é simples: colocar um pedaço de giz branco (aqueles usados pelos professores) no porta-jóias. O giz vai absorver a umidade e evitar que as bijuterias escureçam ou fiquem embaçadas.
Um dos motivos é o enxofre, presente em gases de queima de combustíveis, produtos de beleza que contém o elemento em sua composição. O metal em contato com o oxigênio e esses gases, dão origem a uma camada escura na superfície da peça. O resultado dessa reação, é o sulfeto de prata, que tem cor escura.
Para limpar as bijus douradas que acabaram ficando escuras com o tempo, tudo o que você precisa fazer é misturar água, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e meio limão. Coloque todos os ingredientes e bijuterias em uma panela de alumínio e deixe ferver por aproximadamente 2 minutos.
Veja 12 dicas para conservar melhor as bijuterias em casa
5 dicas espertas para manter as bijuterias sempre novas
As bijuterias não têm durabilidade alguma? Não! É claro que elas têm durabilidade, não como uma semijoia ou uma joia, mas têm. Depende do material e da qualidade das bijuterias, como falamos anteriormente.
Em média, as joias folheadas a ouro podem durar cerca de dois anos antes que o folheado a ouro comece a manchar e se desgastar. No entanto, o período de tempo pode ser muito mais curto ou mais longo, dependendo se você decide ou não manter sua coleção de joias de maneira adequada.
Nas semi joias de qualidade as zircônias são cravejadas, ou seja, incrustadas nas peças, num processo que lembra a ourivesaria e não coladas. As pedras são fixas por garras fortes e bem acabadas. Já as pérolas, devem ser acrílicas de boa qualidade e com um bom verniz.
A semijoia é feita de material menos resistente. Pode até vir a ser um material natural como o quartzo, por exemplo, mas não é uma pedra preciosa como a esmeralda. O que define a peça como uma “quase” joia é que ela é revestida – ou banhada – de um material nobre.
Ao manusear uma bijuteria, preste atenção também ao interior e à parte de trás. As peças mais baratas e de qualidade inferior têm relevos internos e restos de metais; já as melhores têm superfície lisa e brilhante. Outra dica é observar a aparência do metal. Se estiver opaco e áspero, significa que não é tão puro.
No caso do cádmio ter sido identificado nas amostras de bijuterias à base de cobre, ou mesmo de ter-se ficado na dúvida sobre a presença deste elemento, utilizou-se a espectrometria de absorção atômica para determinar a concentração de cádmio na solução da amostra.
Brincos de aço cirúrgico inoxidável são as melhores opções para a primeira vez, já que o material não causa reações alérgicas. Muitas pessoas têm alergia a níquel e cobalto; portanto, evite-os no início. Quando for furar as orelhas, peça ajuda ao profissional para escolher bem.
Bijuterias da Moda e os Materiais do Momento
Já viu os 3 tipos de semi joias mais conhecidos?
Entenda o que são bijuterias finas As bijuterias finas são feitas em materiais de qualidade como as contas, pérolas, miçangas e strass. Porém, elas recebem uma finalização especial. Assim como as joias e semijoias, elas passam por vários processos de fundição e acabamento manual.
7 sites para comprar bijuterias em atacado e revender no e-commerce