A avaliação do estado nutricional é importante marcador do estado de saúde do idoso. Entre os diversos métodos, destaca-se a antropometria, cuja correlação com o estado nutricional baseia-se no fato de que as inadequações na ingestão de nutrientes levam a algum tipo de alteração das medidas antropométricas.
É uma abordagem completa realizada pelo nutricionista com o objetivo de avaliar o estado nutricional do cliente/paciente. Como é feito? Ela é feita a partir do diagnóstico e histórico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e avaliação da composição corporal do paciente (bioimpedância e antropometria).
A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.
Como já explicado, o exame físico nutricional é um processo bem abrangente, empregado para avaliar as condições nutricionais de um indivíduo. Formulado para identificar sinais de malnutrição, desnutrição, definindo necessidades nutricionais e criando parâmetros de monitoramento nutricional.
A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade).
asG-PPP=avaliação subjetiva Global Produzida pelo Paciente.
A avaliação do estado nutricional de um indivíduo se faz de suma importância para o seu diagnóstico nutricional, e é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal, e, juntos, ...
A Triagem Nutricional inclui a aplicação de questionários que visam pontuar e identificar fatores que serão impactantes no estado nutricional dos pacientes, entre eles: perda ponderal, redução de ingestão alimentar, grau de severidade da doença, condição clínica para se alimentar, idade do paciente, presença de ...
Existem, atualmente, diferentes ferramentas de tria- gem ou rastreamento nutricional validadas e disponí- veis na literatura internacional, como os Nutritional Risk Screening - Triagem de Risco Nutricional (NRS 2002), Mini Nutritional Assessment Short Form – Mini Avaliação Nutricional Reduzida (MNA - SF), Malnutrition ...
A triagem ou rastreamento nutricional é um pro- cedimento que tem como objetivo identificar pa- cientes desnutridos ou em risco de desnutrição, com o intuito de analisar a necessidade de uma avaliação complementar ou mais detalhada.
As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizados para o diagnóstico do estado nutricional e avaliação dos riscos para algumas doenças.