O polegar da mão dominante indica desejo de sucesso profissional. O indicador sinaliza interesse pelo poder e pela influência, além de força e perspicácia. O dedo médio: responsabilidade, eficiência, segurança, crescimento e sabedoria. O anelar: criatividade.
Polegar — também vulgarmente conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho"; Indicador — também vulgarmente conhecido como "apontador" ou "fura-bolo"; Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior".
Os nomes dos dedos da mão são: polegar; indicador, dedo médio; anelar e mínimo.
— o dedo médio, como é o maior, é designado precisamente por maior de todos, maioral ou, ainda, por pai de todos; — o dedo indicador é, por sua vez, o fura-bolos, porque é esse o dedo usado para se enfiar um dedo num bolo (acto que é associado às crianças);
Significado de Churreia [Por Extensão] Designação comum para a camada fina de pelos que se situa sobre os dedos das mãos e dos pés. Etimologia (origem da palavra churreia).
Os antropoides, por exemplo. Tecnicamente, até os cães - quatro nas patas e um quinto dedo rudimentar um pouco acima delas. Até os cavalos têm 5 dedos - dentro do casco. A maioria dos mamíferos, incluindo os cães e os gatos, pois têm o polegar escondido na mão.
“Eu apostaria que os membros com 5 dígitos surgiram justamente para ajudar na locomoção terrestre, combinando flexibilidade com estabilidade. Também podem estar ligados à perda das membranas entre os dedos e à necessidade de controlar cada um deles individualmente, mas isso ainda é uma especulação”, diz Clack.
Já os dedos dos pés são chamados de como artelhos ou pododactilos, sendo que o único que possui nome é o dedão, o maior e primeiro deles. Os outros dedos são chamados de segundo dedo, terceiro dedo, quarto dedo e quinto dedo.
Artelhos ou pododáctilos são os termos técnicos em anatomia ou medicina para os dedos dos pés dos vertebrados terrestres. Mas em Portugal, artelho refere-se à articulação tibiotársica (o tornozelo humano) ou ainda a partes do corpo ou a apêndices de artrópodes.
A fratura da falange proximal é a mais frequente, principalmente a do quinto dedo - o 'mindinho'.
Eles ainda passavam bastante tempo nas árvores, e o dedão era útil para a função de agarrar, acrescenta o cientista. "Os seres humanos têm mais estabilidade ao caminhar devido à orientação do dedão, paralela aos outros dedos. Mas, como resultado disso, nossos pés não têm tanta destreza como os de um macaco."
O ortopedista Robson Paixão de Azevedo, professor da PUC Goiás, diz que a falta do dedão dificulta a caminhada, pois ele é um importante propulsor. Mas a pessoa se adapta e, com calçados adaptados, pode até fazer esportes!
O polegar é o dedo (ou primeiro quirodáctilo) mais importante dos hominídeos – é completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor ...
Como ocorre? Geralmente ocorre quando se está cortando algo com desatenção e corta-se a ponta do dedo. O corte pode envolver apenas a ponta do dedo ou mais profundamente a unha a até o osso.
Amputação traumática é a retirada acidental de parte do corpo, que pode ser um dedo, um braço ou uma perna.
A Giroplastia de Van Nes é uma técnica cirúrgica alternativa no tratamento de tumores ósseos malignos localizados no membro inferior. Neste procedimento, ocorre a amputação parcial do membro, seguido de uma rotação em 180 da perna e pé.
Quando se abre o leque de opções de tratamento diante de um acidente ou de uma doença grave, deve-se incluir a amputação.