O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. ... Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina.
A diferença entre um nucleotídeo e um nucleosídeo é a presença de fosfato. Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos (base nitrogenada + açucar[pentose] + ácido fosfórico). O nucleosídeo é constituído somente pelo açucar e pela base nitrogenada, por uma ligação glisídica.
A pentose é um açúcar composto por cinco átomos de carbono ligados, formando uma cadeia fechada. Os açúcares presentes nos ácidos nucléicos possuem, assim como o fosfato, função estrutural. Ligam-se ao fosfato para formar a cadeia de nucleotídeos. ... Essas pentoses são o DNA e o RNA.
desoxirribose
principais pentoses : a ribose e desoxirribose. Principais hexoses: a glicose,galactose e frutose.
Sua principal função é produzir energia. Um grama de qualquer hexose produz quatro quilocalorias de energia. As mais importantes do ponto de vista biológico são: glicose, galactose e frutose.
Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. ... Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.
O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.
A duplicação é semiconservativa, pois cada molécula nova de DNA apresenta uma fita da molécula que serviu como molde.
DNA e RNA são polímeros (no caso do DNA, geralmente polímeros muito longos), e são feitos de monômeros conhecidos como nucleotídeos. ... Cada nucleotídeo é feito de três partes: uma estrutura anelar contendo nitrogênio chamada de base nitrogenada, um açúcar de cinco carbonos, e pelo menos um grupo fosfato.
Durante o processo de replicação e duplicação do DNA, ocorre a separação das fitas de DNA pela quebra das pontes de hidrogênio. ... Porém, a ligação dessas bases ocorre SEMPRE no sentido 5' ---> 3' da fita de DNA, então biólogos dizem que o sentido da vida é 5' ---> 3'.
O código genético A mensagem genética contida no DNA é formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos: A, T, C e G. Com essas quatro letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”.
Entende-se por Código Genético essa relação entre as bases nitrogenadas (que compõem os ácidos nucléicos) e os aminoácidos (que compõem uma proteína). A molécula de DNA é composta por monômeros, chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo contém uma base nitrogenada, que tem a função de compor o código genético.
é considerado degenerado, porque há códons diferentes para um mesmo aminoácido. apresenta códons diferentes em cada espécie de ser vivo, o que explica a diversidade biológica. é dado pela seqüência de aminoácidos em uma proteína.
Ou seja, código genético é a sequencia de bases nitrogenadas que em determinada ordem iram formar um aminoácido que fara parte de uma proteína. Genoma de um organismo é uma sequência de DNA completa de um conjunto de cromossomos.