Bebida é usada para cicatrizar feridas estomacais, diminuir o índice de colesterol e para tratamento de gripes e resfriados. - Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol.
Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
- Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente. Deixe ferver mais um pouco. - Desligue e abafe o recipiente com um pires por 5 minutos. Coe.
O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas. No Norte, esse período é reduzido para 60 a 80 dias.
Pode ser conservado fora da geladeira por vários dias, número que não soube precisar pois sempre acaba logo. O que fiz por aqui foi seguir as quantidades recomendadas - 4 xícaras de sementes de urucum para 4 xícaras de água e 1 colher (sopa) de sal.
Combater o envelhecimento da pele. O urucum é rico em carotenóides, terpenóides, flavonóides e tocotrienóis que têm forte ação antioxidante e que, por isso, ajudam a prevenir e combater o envelhecimento da pele e o surgimento de linhas de expressão, por combater os radicais livres que provocam danos nas células.
Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa", conta. Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Com sua base 100% vegetal, o produto esfoliante auxilia na oxigenação tecidual e rejuvenescimento da pele. Também promove profunda limpeza e possui um aroma muito agradável. Suas sementes apresentam pigmentos de coloração amarelo avermelhada, que são atribuídos à presença de carotenoides.
Benefícios do colorau
Colorau não faz mal! Condimento é rico em antioxidantes e vitamina E. Amplamente utilizado pela indústria para dar cor a produtos alimentícios, o colorau é rico em duas substâncias típicas de alimentos coloridos e fortemente pigmentados: os flavonoides e os carotenoides (também chamados de fitonutrientes).
Note a ausência de pontos pretos ocasionados pela presença do pericarpo dos grãos de urucum. Foto ampliada de um colorífico produzido a partir da trituração de sementes de urucum com sementes de milho.
Dependendo da quantidade ingerida, podem levar a alergias, problemas respiratórias, irritações gástricas, problemas de pele, hiperatividade e aumento da predisposição para alguns tipos de câncer. Por isso, prefira alimentos com corantes naturais, como urucum (colorau) e cúrcuma.
As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite. As ervas, como salsinha, cebolinha, salsão, manjericão, orégano e coentro (muito utilizado no Nordeste), podem ser colocadas, mas em pequena quantidade, para não comprometer o sabor natural da refeição.
Prefira temperar a comidinha com alho, cebola, salsão, salsinha, cebolinha e outras ervas. Algumas gotas de azeite no final também melhoram o sabor. Dependendo da papinha, você pode até ralar um queijo. Não use temperos picantes, como pimenta, páprica e curry.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições. - Aposte nas ervas e temperos naturais como coentro, sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã para dar mais sabor aos alimentos.
Menta e alimentos com sabor de menta, já que podem irritar a mucosa gástrica; Pimentas, molhos picantes e temperos, pois também são irritantes da mucosa do estômago e favorecem o aumento da acidez, resultando nos sintomas de refluxo.
Álcool, temperos muito fortes (molho shoyo, pimenta, catchup, mostarda, canela, maionese), refrigerantes, bebidas energéticas, frituras, gorduras, embutidos, berinjela (digestão difícil), pimentão, tomate e molho de tomate, alimentos prontos congelados e industrializados, não devem ser consumidos pelo menos enquanto a ...
"Preparações fritas, principalmente, de óleos reutilizados, causam grande irritação gástrica e agravam os sintomas da gastrite. Isto acontece porque eles produzem substâncias oxidantes que agravam a irritação gástrica", afirma Amanda Epifânio. Entretanto, essa irritação não se restringe apenas às frituras encharcadas.
Alimentos que pioram a gastrite