Porque O Cabelo Muda De Cor Com O Tempo?

Porque o cabelo muda de cor com o tempo

A resposta para essa frequente questão é depende. Assim como existem causas naturais para o cabelo mudar de formato ou textura, também existem patologias responsáveis por essa mudança.

Há até um nome para os primeiros fios, geralmente fininhos: laguno. Neles, falta a parte interna do folículo capilar, que é a medula. Os lagunos caem e dão origem a fios menos finos, mas que também não são maduros.

Empresa

O que dá cor à pele e aos pelos é a melanina, pigmento proteico feito em uma célula chamada melanócito. Com a herança genética, cada indivíduo recebe uma proporção específica de eumelaninas (de cor castanha ou preta) ou feomelaninas (de cor avermelhada ou amarela). Em geral, os cílios, sobrancelhas e pelos pubianos são mais escuros do que o cabelo.

Procurar um cabeleireiro especialista em coloração é a melhor forma de mudar a cor do cabelo com segurança. Esse profissional tem experiência em transformações desse tipo, então vai poder fazer um diagnóstico capilar completo antes da mudança para te permitir tratar os fios com antecedência até o dia da coloração.

Porque o cabelo muda de cor com o tempo?

A cor do cabelo depende da presença e rácios de dois grupos de melanina: os eumelaninas (marrom e preto) e os feomelaninas (vermelho e amarelo). A cor do cabelo pode variar de acordo com o local do corpo. Os cílios, por exemplo, são mais escuros, pois contêm altos níveis de eumelaninas.

Tratamentos químicos

Tratamentos químicos

Na verdade, o cabelo loiro que escurece é aquele que está “programado” pelo DNA para ser castanho, por exemplo. Pessoas que chegam à fase adulta com os fios loiros  também tinham menos melanina durante a infância e, mesmo assim, quando os pigmentos aumentaram não se tornaram morenas. Porém, esse é um processo involuntário do organismo.

A forma como você finaliza os fios interfere muito no resultado final, então que tal adotar um método diferente? Se você tem cabelos lisos, pode investir em um modelador para criar ondas divertidas ou em técnicas sem o modelador para estilizar os fios. Você pode ainda dormir com várias trancinhas fechadas para um visual mais praiano.

A melanina é a responsável por tornar o cabelo mais ou menos escuro, de acordo com sua quantidade. Pigmento produzido por células que se chamam melanócitos, seu número é menor nos bebês. Por isso, nos primeiros anos de vida, o cabelo costuma ser mais claro. Enquanto o tempo passa e eles se desenvolvem, o número de melanócitos (e de pigmento) aumenta. E é assim que os cabelos loirinhos começam a se transformar em castanhos claros, médios, escuros ou em fios pretos.

'+(f.options.tagName!==false?f.options.tagName:f.options.Random?"Random Post":"Recent Post")+"

Entre “headbands”, lenços, bandanas, tiaras da moda, turbantes e muitos outros, existe um modelo perfeito para você que vai complementar o seu look e te deixar arrasadora em poucos passos.

Para acompanhar essas mudanças — e descobrir se elas estão sendo influenciadas pelos hormônios — é necessário estar sempre com os exames médicos em dia. Em caso de desequilíbrio, a suplementação de vitaminas, aminoácidos e até mesmo hormonal podem se fazer necessária, mas é claro, sempre com acompanhamento médico. 

Tudo Pra Cabelo no Instagram

 Tudo Pra Cabelo no Instagram

Segundo estudos, o cabelo do adulto também muda a partir dos 35 anos, tornando-se menos denso e fino.

A variedade de acessórios para cabelo disponível no mercado assusta de tão grande, e tem para todos os gostos. Eles são uma ótima alternativa para quem quer renovar o visual sem muito esforço.

Cuidados específicos em cada fase

A produção de melanina está ligada à exposição ao sol. Entretanto, muita gente se confunde achando que, se um bebê tem seu cabelo escurecido, morando no Brasil, não experimentaria a mesma mudança, se vivesse no Norte gelado do Canadá.

Ao longo dos anos, as mudanças capilares passaram a fazer parte entre muitas e muitas mulheres. Você pode querer mudar a cor, curvatura ou comprimento dos fios, mas e quando essas mudanças ocorrem involuntariamente, causando estranheza e desconforto? A textura capilar é uma característica dos fios que podem ser afetadas por diversos fatores, externos e […]

Entre para o universo Tudo Pra Cabelo

Assim como outras partes do corpo, o cabelo também envelhece, tornando-se branco e mais fino com o tempo.

Por causa da alopecia, o cabelo deixa de ser liso, cacheado ou ondulado como de costume. Ele passa então a ficar mais indefinido, ressecado, com frizz e às vezes, até mais claro.

A Clínica Doppio  possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, contamos ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Minha conta

Muita gente sonha em mudar o visual do cabelo adotando uma nova cor, mas morre de medo da descoloração. Apesar de ser um processo que pode ser feito com segurança, a descoloração tem a sua parcela de dano capilar e é preciso muito cuidado para que o cabelo não fique superfragilizado, quebre e resseque após o procedimento.

Porque não são só os hormônios que deixam as texturas diferentes nos fios, mas também a carência de substâncias, por exemplo. “Por isso a suplementação se faz tão necessária hoje. Os alimentos não tem mais a mesma quantidade de nutrientes, pois o solo foi replantado muitas vezes, não se dá mais o tempo de rodízio da terra para recuperar seus nutrientes, fazendo com isto, alimentos pobres em vitaminas, proteínas, sais minerais, etc.”, afirma Michele.

Como usar camomila no cabelo para clarear?

Como clarear o cabelo com camomila: passo a passo

  1. Primeiramente faça um chá bem forte;
  2. Em seguida, aplique na parte em que deseja clarear;
  3. Fique exposta ao sol por alguns minutos até que os fios sequem por completo;
  4. O processo deve ser repetido várias vezes até que o cabelo atinja o tom desejado.

Como ficar com os cabelos cor de mel?

Para adotar o cabelo loiro, existem duas formas mais aconselháveis: fazer luzes mel com uma técnica como a balayage, que vai garantir um visual com mechas iluminadas e aspecto natural, ou a coloração global, que vai oferecer um tom mais uniforme ao longo de todo o comprimento.

Como matizar o cabelo na cor mel?

O procedimento para obter luzes cor de mel envolve uma ação química chamada descoloração, em que a mistura de pó descolorante com água oxigenada retira toda a pigmentação das mechas selecionadas.

Como fazer para o cabelo ficar loiro naturalmente?

Água + suco de limão Esta fórmula funciona perfeitamente com o cabelo loiro escuro ou castanho claro: só é necessário adicionar 100 ml de água com o suco de um limão. Pulverize a mistura no cabelo. Deixe o cabelo secar ao sol, de modo que ele fique mais rápido.

O que fazer para deixar o cabelo loiro mais bonito?

Recupere a beleza do cabelo loiro com conselhos de expert

  1. Hidratar o cabelo toda semana é essencial para evitar que ele fique detonado. ...
  2. Use um xampu desamarelador, a cada cinco dias, para neutralizar o laranja.
  3. Vá ao salão a cada 15 dias e peça para o cabeleireiro matizar os fios. ...
  4. Lave os cabelos com xampu de limpeza profunda uma vez por semana.

O que usar para deixar o cabelo dourado?

"Nos cabelos, o limão ajuda a clarear, principalmente quando exposto ao sol", conta Evandro, "mas é preciso muito cuidado porque ele queima os fios e a pele". Por isso, Evandro sugere manter o limão na dieta, já que ele tem poderosos antioxidantes, o que ajuda a dar brilho para os cabelos e para a pele.

Qual cor de tinta para fazer morena iluminada?

Para criar o efeito morena iluminada não é necessário chegar a uma cor muito clara. Nossa sugestão é deixar que os fios clareiem até o fundo de clareamento sete, o alaranjado amarelo. Confira cada mecha para saber se elas já chegaram à tonalidade desejada.