Flora. Grande ocorrência de palmeiras donde as mais emblemáticas são árvores de grande porte como o babaçu, o buriti, o açaí, a carnaúba e a oiticica, importantes no desenvolvimento econômico da região.
Mata dos cocais corresponde a uma formação vegetal que se encontra entre a floresta Amazônica, a caatinga e o cerrado, é considerada uma área de transição dos domínios citados. ... Nas áreas mais secas do leste do Piauí, região litorânea do Ceará e Rio Grande do Norte o vegetal que predomina é a carnaúba.
Mata dos cocais é um tipo de vegetação brasileira que ocorre entre a região Norte e Nordeste do Brasil, região denominada de meio-norte. ... A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; estabelece-se entre a Amazônia e a caatinga, abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), somente a coleta e o processamento da cera da carnaúba empregam mais de 200 mil trabalhadores dos três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte).
Vegetação e flora Na Mata dos Cocais, prevalece uma vegetação transicional entre o cerrado, a Floresta Amazônica e a Caatinga, rica em palmeiras, em especial o babaçu e a carnaúba.
A carnaúba também é utilizada de várias formas. O uso mais importante é a extração da cera de suas folhas, que é utilizada na fabricação de diversos produtos. Assim, a Mata dos Cocais representa uma importante fonte de renda para a população local.
A coleta do babaçu e da carnaúba é feita por meio da prensa do caule da carnaúba, do qual é retirada a cera e,do caroço,extrai-se um tipo de óleo,elemento importante para a produção de velas e ceras. ... Do caule do babaçu é extraído o palmito e das sementes, extrai-se um óleo parta fabricação de cosméticos.
A fauna é bastante diversificada, composta por espécies da floresta Amazônica, caatinga e cerrado, além de algumas endêmicas, ou seja, encontradas apenas na mata dos cocais. Entre os animais desse bioma estão a arara-vermelha, cobras, gambás, lagartos, macacos, boto, ariranha, vários insetos e aves.
Destaque a importância econômica desse bioma. A Mata dos Cocais tem grande importância econômica, principalmente nas atividades extrativistas. ... A Carnaúba, encontrada em abundância no bioma, tem a folha como matéria-prima de indústrias eletrônicas, na fabricação de plástico e adesivo, além de perfumarias.
Depois de secas, delas se retira o produto mais nobre da carnaúba: a cera. Esta reveste a palha e vira um pó. As folhas então são rasgadas e batidas para a retirada do pó, que por sua vez é levado ao fogo com um pouco de água para a produção de uma cera líquida.
As Palmeiras do Babaçu podem chegar até 20 metros de altura e folhas de 8 metros de comprimento. A extração é feita somente quando o fruto cai no chão, indicando a maturidade do coco.
Os principais estados produtores são: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e o Maranhão, sendo que esta produção recebe maior rentabilidade quando vendido para o mercado interno.
É encontrada em maior quantidade nos estados do Maranhão e do Piauí.De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), somente a coleta e o processamento da cera da carnaúba empregam mais de 200 mil trabalhadores dos três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) Carnaúba: ceará, ...
A cera de carnaúba também é encontrada em produtos voltados para acabamento e proteção de pisos, móveis e automóveis. Quando aplicada, a cera de carnaúba fornece brilho e um verniz intenso, além de criar uma camada impermeabilizadora, impedindo a penetração da água.
Sua cera não é perecível e sua retirada ocorre para a fabricação de cosméticos, plásticos, papel carbono, tintas, chips, códigos de barra, assim como era muito utilizada na produção de discos de vinil e baterias. Produtos como lubrificantes, impermeabilizantes e vernizes também são feitos a partir de cera de carnaúba.
A pesquisa, segundo Salmito, também pode vir a dar uma importante contribuição para a saúde humana porque essa substância descoberta na carnaúba vai combater o colesterol ruim e a glicemia, os dois principais responsáveis por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infartos no Miocárdio que são as maiores causas de mortes ...
Copernicia prunifera
A carnaubeira (Copernicia prunifera, da família palmae, a mesma de palmeiras como o coco e o babaçu) também é chamada de "árvore da providência", em função de seus atributos. Os índios a consideram sagrada e ainda hoje a reverenciam em algumas cerimônias, cânticos e contos.
Por tratar-se de uma planta adaptada ao clima semiárido, a carnaúba oferece grandes possibilidades de uso em atividades econômicas mesmo durante o período de estiagem, tratando-se, portanto, de importante alternativa na composição da renda familiar das comunidades rurais.
Geralmente a cera é extraída na forma de flocos duros amarronzados a partir de um pó obtido das folhas da carnaúba em um processo que envolve batê-las para liberar a cera, seguido do seu refinamento. O beneficiamento do pó da palha de carnaúba para produção de cera pode ocorrer de forma artesanal ou industrial.
Uma das ceras indicadas para móveis é a de carnaúba. Como aplicar: com um pano umedecido de cera, faça movimentos circulares suaves, não há a necessidade de passar de acordo com as fibras da madeira. Apenas cuide para a quantidade suficiente de cera, ou seja, uma camada fina.
A cera em pasta possui carnaúba que promove brilho onde a cera é aplicada. Técnica de preparo da cera pastosa com carnaúba: Em um recipiente de aço inoxidável com resistência para aquecimento adicione a Parafina, Cera de Carnaúba, Span 80, Querosene e aqueça até a temperatura atingir 80°C, misturar até homogeneização.
As ceras ou cerídeos são ésteres formados a partir de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior. As ceras ou cerídeos são formados por uma mistura de vários compostos orgânicos, sendo que os principais são ésteres graxos superiores e álcoois graxos superiores.
Cera de abelha é usada em muitas pomadas, ataduras e velas de cura. Na prática médica moderna, a cera é cada vez mais utilizada no tratamento de doenças inflamatórias do nariz e cavidades paranasais, asma brônquica, doenças periodontais, distúrbios nas mucosas orais, tosse e no processo de expectoração.
A vela é feita de parafina usado para iluminar. A cera de parafina é um hidrocarboneto pesado que vem do óleo cru. Quando você acende uma vela você derrete a cera dentro e próxima ao pavio. O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima.
Segundo Costa e Oliveira (2005) a produção de cera alveolada segue alguns passos básicos: 1) Os blocos de ceras (cera bruta) são fundidos no derretedor, onde a temperatura de fusão é mantida constante. 2) Um molde é mergulhado na cera líquida, até que esteja coberto com uma camada de dois milímetros de cera.
Lâmina de cera prensada em aparelho específico que apresenta o relevo dos alvéolos de ambos os lados. É usada em colmeias de Apis mellifera e serve de guia para as operárias construírem os favos.
Existem várias maneiras de fixar a cera alveolada nos quadros, a mais correta e segura é aproveitar os fios de aço número 24 que reforçam as estruturas dos quadros, fixando as lâminas nos fios com auxílio geralmente de uma bateria de carro de 12v.
28,00