Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afectados. Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema.
Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.
Para encontrá-lo é preciso olhar para a expressão fenotípica do heterozigoto. Se o heterozigoto apresentar o fenótipo de A1, o A1 é dominante. Se o A2 fosse o determinante do fenótipo do heterozigoto, ele seria o dominante. Acompanhe a aula em vídeo.
As características quantitativas são as que exibem variações contínuas (às vezes descontínuas) e são parcialmente de origem não genética; ou seja, são grandemente afetadas pelo ambiente. Exemplos: Produção de grãos, leite, resistência a algumas doenças, altura, peso, etc...
Isso é herança quantitativa! Ocorre quando três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população. Um exemplo de polialelia nos humanos refere-se ao gene que determina os grupos sanguíneos do sistema ABO., em que há 3 genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo: , e i.
A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.
Resposta. Resposta: Os indivíduos com genótipo AABBCC apresentam a pele mais escura, enquanto os indivíduos aabbcc apresentam pele mais clara. Quanto mais alelos referentes à cor escura uma pessoa apresenta (A, B ou C), mais escura é a pele.
Resposta. Quando vários pares de genes atuam para determinar uma única característica, temos um caso de herança genética por interações gênicas. Há 3 tipos de interações gênicas, dependendo de como os pares de genes interagem: herança quantitativa, genes complementares e epistasia.
Para a genética, as pessoas podem pertencer a 5 classes fenotípicas diferentes, de acordo com a cor: negros, mulatos escuros, mulatos médios, mulatos claros e brancos. ... Pode-se supor que o casal em questão apresenta o fenótipo: mulato-escuro e mulato-claro, com genótipos AABb e Aabb, respectivamente.
6,25%