Tem como propósito informar os resultados da aprendizagem (parciais) ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades, possibilitando a reformulações necessárias, com vistas a assegurar a aprendizagem do aluno.
2)A avaliação do processo de aprendizagem deve considerar diferentes habilidades sejam elas cognitivas, psicomotoras e afetivas. Trata-se de um procedimento processual, dinâmico e interativo, sendo seu resultado útil para reorientação do ensino com vistas à aprendizagem de todos os alunos.
É evidente que a avaliação faz parte do processo educativo. ... A avaliação significa que se vai dar valor àquilo que o estudante aprendeu e, por isso, é antes de mais um processo de reflexão sobre o caminho, sobre os resultados, sobre os sucessos e os insucessos do processo de ensinar e de aprender.
ENSINAR, APRENDER, AVALIAR. O ato de ensinar tem um correspondente que é aprender. Ensino, sem aprendizagem, não cumpre seu objetivo, que se expressa pela aprendizagem de quem é ensinado. ... “Aprender” significa adquirir uma habilidade, fato que garante a possibilidade de usá-la, sempre que necessário.
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. ... O processo de ensino/aprendizagem é muito mais complexo que isso.
As anotações permitem ao professor, o conhecimento do aluno e da evolução de sua aprendizagem, a partir de fatos registrados no processo. Evita ainda que informações importantes sobre o aluno sejam esquecidas ou desconsideradas. Fichas de observação: possibilita uma observação mais dirigida.
Quando utilizamos determinados instrumentos e procedimentos para avaliar, ou seja, quando aplicamos testes, realizamos a observação de uma aula, olhamos o caderno dos. estudantes, corrigimos atividades em classe, por exemplo, estamos realizando uma. avaliação formal.
Quando a avaliação é utilizada como instrumento para a definição da aprovação ou não do estudante predomina a função classificatória e excludente. ... A avaliação da aprendizagem se consolida a partir da concepção do professor, construída ao longo da sua trajetória de vida.
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.