crossorigin="anonymous">
- Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
Figura 4: Mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre. Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
Água e areia é uma mistura heterogênea. As Misturas são soluções formadas por duas ou mais substâncias puras. Podem ser classificadas como: Misturas Homogêneas são as misturas que apresentam uma única fase.
A mistura entre sal e água resulta em uma mistura com apenas uma fase, ou seja, uma mistura homogênea. Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam duas ou mais fases, permitindo a distinção de seus componentes.
Soro caseiro: 1 fase (homogêneo) e 3 componentes; água e óleo: 2 fases (heterogêneo) e 2 componentes; Água e álcool: 1 fase (heterogêneo) e 2 componentes; Água,serragem, óleo e gelo: 4 fases (heterogêneo) e 3 componentes.
O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal + 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa de açúcar.
a água e o alcool pussuem diferentes pontos de ebolição, por tanto fases diferentes, mas ao serem misturadas, formam uma mistura homogenea e, então passa a ser apenas uma fase. E dois componentes (água e o álcool).
O soro caseiro é preparado dissolvendo-se duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão) e uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água c/ 3,5g de sal e 20g de açúcar).
Modo de preparo do soro caseiro Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.
A receita básica, de 500 ml da solução, é bem simples de fazer e requer poucos ingredientes básicos que são fáceis de se encontrar em casa:
Para prepará-lo adicione todo o conteúdo de um envelope em um litro de água filtrada e misture bem. Não se deve adicionar sal ou açúcar. Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.