As substituições no futsal podem acontecer a qualquer momento, com a bola parada ou em jogo, desde que os jogadores saiam e entrem em quadra respeitando a zona de substituição demarcada. Vale lembrar que cada equipe pode ter até 14 jogadores disponíveis para uma partida (cinco em quadra e nove no banco de reservas).
Equipes poderão fazer até 5 substituições no retorno dos campeonatos - 08/05/2020 - UOL Esporte.
Ficou definido também que serão permitidas cinco substituições por equipe na volta do Campeonato Carioca. Além disso, os jogos terão três paradas técnicas, além do intervalo habitual entre um tempo e outro.
Alterações precisam ser feitas em no máximo três janelas de trocas durante os jogos. As equipes do Campeonato Paulista poderão fazer até cinco substituições nas partidas do torneio, que recomeça na quarta-feira, dia 22, após mais de quatro meses de paralisação por causa da pandemia de Covid-19.
Resposta. Não há limite de substituições no futsal. O treinador pode fazer quantas alterações quiser durante a partida, tanto para os jogadores de linha quanto para os goleiros.
11 jogadores. 10 jogadores e 1 goleiro. E no mínimo 7, por causa do caso de 4 expulsões. 11 – 4 = 7 jogadores que é o máximo de jogadores que podem ser expulsos.
Em maio de 2012, a Fifa autorizou que os clubes passassem a levar 12 jogadores para o banco de reservas em suas partidas, da mesma forma como ocorre com as seleções nos torneios oficiais da entidade. A prática começará a valer apenas agora no futebol brasileiro.
Resposta. o mínimo de jogadores pode ser 7.
Posições do Futebol
Quase todas as bolas de futebol fabricadas atualmente são feitas de couro sintético, pois sua espessura varia muito menos do que a do couro natural. Normalmente, uma bola consiste em várias camadas de material que são revestidas com uma cobertura à prova d'água.
A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, na primeira Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha.
A bola de tênis é peluda para possibilitar que os jogadores coloquem efeito nas batidas. Por conta da existência dos pêlos (que criam resistência no ar), dependendo da forma como a raquete toca a bolinha, em vez de ela seguir um curso retilíneo, faz uma curva.
Você sabe por que os jogadores escolhem as bolinhas para sacar? Geralmente eles procuram pelas mais novas, com feltro novo, para “andar” mais, ter mais rapidez no saque. Durante a partida, as bolinhas se desgastam e perdem a pressão devido aos golpes dos jogadores.
Fiquem ligados que vamos responder esta indagação! O segredo do processo é uma explosão: quando as duas metades da bolinha são coladas, uma pastilha de nitrogênio estoura em seu interior, enchendo a bola de gás e fazendo-a quicar na quadra.
E o que é o 'padrão ITF'? É o que estabelece as condições da bola de tênis: o peso deve estar entre 56 e 59,4 gramas, o diâmetro pode variar entre 6,54 e 6,86cm (há uma autorização para 7cm que só pode ser usada em lugares com altitude superior a 1.