substantivo feminino Diminuição da espessura ou da densidade de: rarefação óssea. Ação de rarefazer, de tornar menos denso, espesso, numeroso ou frequente. Rarefação óssea. Diminuição da espessura, da densidade óssea, observada na osteoporose.
O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede a densidade mineral óssea da coluna lombar e no fêmur. O resultado pode ser classificado como: normal, osteopenia e osteoporose.
Caracterizada pela diminuição da massa óssea do corpo, a doença aumenta o risco de fraturas e pode ser antecedida pela osteopenia, problema semelhante, mas de menor intensidade. Atividades físicas como corrida, musculação e pilates são fundamentais para qualificar a estrutura óssea novamente.
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O leite e seus derivados são as melhores fontes, mesmo desengordurados. O ideal é ingerir de 800 a 1.
Cálcio, vitamina D e magnésio são essenciais no tratamento da osteoporose
De outra maneira, se a perda óssea tem a ver com o alinhamento dos seus dentes, é necessário recorrer a um tratamento ortodôntico, que restaura a posição da arcada e confere a função e a estética do seu sorriso.