Como você pode ver, a ergonomia é um assunto importante e que gera impactos na saúde física e mental do trabalhador. ... Um ambiente ergonomicamente adequado, seja no trabalho, seja em casa, no carro e, até mesmo, no home office, garante uma vida mais saudável, reduz os gastos com saúde e aumenta a sua qualidade de vida.
Um investimento em melhorias no ambiente de trabalho e nos instrumentos utilizados é indispensável para uma boa qualidade de vida do trabalhador, pois o uso da ergonomia contribui para uma diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que tem como objetivo evitar lesões ao trabalhador.
Conheça 6 benefícios da ergonomia no trabalho
Os cuidados com a ergonomia reduzem, de forma considerável, o índice de absenteísmo nas empresas. Isso porque, além de favorecer o conforto e a segurança do funcionário, que pode exercer suas funções com tranquilidade, a medida diminui o risco de doenças e acidentes de trabalho.
Existem diversos benefícios em se investir na ergonomia, sendo que listamos abaixo os principais: Redução do número de afastamentos e ausências: Como já exposto, a ergonomia reduz o número de afastamentos por problemas de saúde e acidentes de trabalho, uma vez que é responsável pela saúde e bem estar dos funcionários.
Quando uma empresa se preocupa com a ergonomia no trabalho ela está buscando aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos seus colaboradores. Um ambiente de trabalho favorável garante uma melhora geral na saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de menos estresse e doenças ocupacionais.
A ergonomia, ao adaptar as condições de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas das pessoas, permite que tanto o esforço físico como o mental, as habilidades pessoais e o estado psíquico de cada profissional sejam levados em consideração.
Ergonomia é o estudo da adequação da tecnologia e do ambiente das atividades humanas às pessoas. A ergonomia é definida como “a adequação da tecnologia, da arquitetura e do desenho industrial em benefício do trabalhador e suas condições ideais de trabalho”.
Equipamentos para pernas e pés É um banco alto, com regulagem, que elimina a pressão exercida sobre as pernas. Outro equipamento para melhorar as condições desse tipo de trabalho são os tapetes ergonômicos, feitos para atenuar a fadiga nas pernas, ativando a circulação sanguínea e reduzindo o impacto nas articulações.
Risco ergonômico é todo fator que possa interferir nas características psicofislológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômicos levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho.