Taxonomia é um método utilizado em biologia para nomear, identificar e classificar o seres vivos. Ela organiza os grupos e com base em características comuns e os posiciona em táxons como reinos, filos, classes, ordens, família, gênero e espécie.
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. ... A base dos estudos de taxonomia nada mais é do que a classificação de seres vivos em grupos, para auxiliar com maior precisão nos resultados finais de qualquer experiência feita com eles.
Ela foi desenvolvida por Carolus Linnaeus (Conhecido normalmente como Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu) no Século XVIII durante a grande expansão da história natural. A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos.
A teoria da evolução é importante para a taxonomia, devido ao fato da evolução mostrar a variação genética dos seres de acordo com o clima, a vegetação e o tipo de continente e a taxonomia classificar os reinos e também suas particularidades.
A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Resumo: A evolução é um conceito chave na compreensão das ciências da vida e tem como ideia central a mutabilidade dos seres vivos.
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.
A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e macacos: A são da mesma espécie.
Porque nós não evoluímos dos macacos: nós somos apenas um entre vários tipos de macaco. Todos, do mico-leão ao sagui, passando por nós e os chimpanzés, evoluíram em pé de igualdade, como galhos que brotam do mesmo ramo de uma árvore.
bonobo
Muitos primatas não humanos têm a anatomia vocal para produzir a fala humana, mas não possuem a fiação cerebral adequada.. Padrões vocais semelhantes a vogais foram registrados em babuínos, o que tem implicações para a origem da fala em humanos.
Árvore genealógica dos primatas nasceu há 100 milhões de anos. Foi de um animal do tamanho de um ratinho, que morava escondido em buracos de árvores, comendo insetos, e que viveu há 100 milhões de anos. Fora isso, sabemos apenas que ele era parecido com pequenos mamíferos que existem hoje em dia, como o musaranho.
Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto makako) utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropoides. ... É bastante usada no Brasil, onde costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte.
Quatro dentes pertencentes a um animal que pesava apenas 100g confirmaram a teoria de que os primatas antropoides, aqueles que deram origem a gorilas, chimpanzés, orangotangos, bonobos e ao homem moderno, surgiram na Ásia, e não na África.