Linguagem literária é aquela que tem a intenção de emocionar o leitor, e para isso utiliza uma linguagem com sentido figurado. ... Portanto, poemas são construídos com uma linguagem literária.
Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.
Formas poéticas se referem aos vários conjuntos de "regras" seguidas por poemas de certos tipos. As regras podem descrever aspectos como o ritmo ou métrica do poema, o seu esquema de rima, ou o seu uso de aliteração. Essa categoria contém artigos discutindo tais conceitos.
Há poemas que têm uma forma fixa, isto é, submetida a regras determinadas quanto à combinação dos versos, das rimas ou das estrofes. Assim o soneto, o rondó, o rondel, a balada, o cantoreal, o vilancete, a vilanela, a sextina, o pantum, o haicai e a quadra popular.
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). ... A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos.
Denomina-se soneto um poema de forma fixa, composto por 14 versos, apresentados em 4 estrofes (ou estâncias), sendo 2 quartetos e 2 tercetos. O nome deste gênero lírico é originário do italiano sonetto, que significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som”.
Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos. Sextilha, Sexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos.
Pode ser petrarquiano, inglês ou estrambótico Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
Chama-se decassílabo o verso com dez sílabas poéticas (sílabas métricas).
b) Terceto: é a estrofe que possui três versos. Mas que seja infinito enquanto dure. Note que as duas últimas estrofes do conhecido poema de Vinicius de Moraes são compostas por três versos, e cada uma delas possui um arranjo rítmico do tipo abc-bca.
É um poema de três versos. Quando musicado diz-se que é uma estrofe de três versos. Prima Vera vem aí.
Resposta: O poema tem 8 estrofes e 80 versos. Explicação: Estrofes são o conjunto de versos, versos são cada linha do poema.
Para se fazer um cordel, precisa-se saber o que é:
Principais cordelistas brasileiros