Epà Bàbá
SIGNIFICADO: Sonhar com orixa oxaguian indica que você precisa manter sua calma, especialmente quando estiver sob pressão. ... EM BREVE: Sonhar com orixa oxaguian simboliza que isso faz dele um momento de calma econômica e solução de outros problemas. O melhor é ir em frente e mostrar seu arrependimento.
Oxaguiã é um Oxalá jovem. ... Oxaguiã é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxalufã, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxaguiã, "o moço", na sua forma "guerreira" de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza.
SIMBOLOGIA: Oxaguian é representado pela Idà (espada). Dia: Sexta-feira, bom para inovações e criação artística (artes).
Otá ou ocutá (em iorubá: òkúta) no candomblé e em outras religiões afro-brasileiras afins, é uma pedra-fetiche.
Oxum – Pirita e do Citrino para a energia da riqueza. Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita para a energia do Amor. Iansã – Citrino, terracota ou Quartzo Rutilado que traz estabilidade e desenvolve o centro de energia em quem é usado ou Ágata de Fogo para envolver as forças dessa radiação.
Pulseira Hematita e Ágata Pedra Natural - Iansã
Por ser uma Orixá Guerreira, seu símbolo é o raio e a Espada. (Apenas por título de curiosidade, no candomblé, além da espada o símbolo de Iansã é o Irukerê, uma espécie de chicote feito com cauda de búfalo, o qual tem por finalidade conduzir os Eguns). A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo.
Seu nome provém da palavra latina Calx, significando cal queimada e sua cor laranja deve-se a inclusões de óxido de ferro. É a pedra da virilidade e correspondente ao segundo chakra.
Simulador de Frete Também entende-se Exu como o orixá da ordem, do equilíbrio, da organização e da disciplina. A Turmalina Negra é a pedra pára-raio, repelindo todos os tipos de energia negativa, em especial a inveja. Ela nos dá mais disposição e energia para produzir, auxiliando nos processos depressivos.
A peça foi produzida em tabatinga (massapê) e búzios, como manda a tradição. Quanto à energia vital, o Axé sagrado foi feito com obi e orobó (frutos africano), pimenta da costa, pimenta malagueta, otá (pedra), otim (cachaça), êpô (azeite de dendê), oim (mel de abelha).
A Pedra de Xangô é símbolo de resistência. O monumento era usado por escravos que fugiam das fazendas localizadas na região como esconderijo durante o século XIX. Antes conhecida como Pedra do Buraco da Onça, ela ficava escondida por um matagal, que favorecia os escravos em sua fuga.
Como já dissemos, o Exu Mirim adora oferenda com doces e bebidas escuras, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga.
O dono do armazém saiu atrás dele com uma faca. Saiu correndo e subiu numa árvore. Quando ele chegou num galho alto, o galho quebrou e ele morreu, Onde tem pomba-gira, este exu mirim “Trabalha” com qualquer pomba-gira.
Nome comuns de Exu Mirim e Pombagira Mirim Exú Mirins: Caveirinha, Brasinha, Porteirinha, Sete Coroinhas, Exú Mirim Prainha, Calunguinha, Toquinho, etc.. Pombagira Mirim: Pombagira Menina, Pombagira Mirim do Cruzeiro, Maria Mulambinho, Menina da Estrada, Mariazinha da calunga, etc..
Os Exus Mirins são espíritos que atuam na linha da esquerda da Umbanda. Popularmente chamados de "crianças da esquerda", essa ideia não é completamente correta, porque nem todos se apresentam com forma de crianças.
Qual a diferença ? Para começarmos, exu é vitalização, erê é renovação. Logo, para vitalizar é preciso renovar e para renovar, fundamental é que vitalizemos a novidade. Vitalizar significa dar vida, dar ânimo, o que acaba provocando uma renovação.
Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo. Peço que liberte das trevas todos os meus protetores.
O impacto do Exu Caveira na vida de uma pessoa Como falado anteriormente, o Exu Caveira auxilia, em especial, no combate contra energias negativas, cura física e material. Também auxilia os espíritos desencarnados, para que possam ganhar evolução e não regredir em seus conhecimentos.
As atribuições deste Exu consistem em fiscalizar todos os caminhos, provocar a desarmonia entre os membros de um Terreiro e derrubar o seu chefe. Apresenta-se envolto numa capa preta, daí o seu nome. Sua oferenda preferida é carne crua, de preferência carne de porco; como bebida, cachaça.
Exus: Encarnados tiveram geralmente vida complicada, marcadas pelo ódio, agressão e violência. Mesmo assim, superaram, progrediram e atuam como agentes de luz, praticando a caridade e executando a lei de forma ordenada, sob a regência dos chefes e em nome dos Orixás.