É um trabalho que envolve muita observação, concentração e análise de documentos e informações. Geralmente, são os profissionais de Ciências Contábeis que estão mais preparados para trabalhar com auditoria. Contudo, aqueles da área administrativa ou finanças também podem fazer uma carreira de sucesso na área.
Para seguir a carreira de auditor contábil, o profissional deve ter formação em Contabilidade, ser aprovado no exame de qualificação técnica e escolher sua área de atuação. Estar constantemente atualizado é fundamental para manter o registro ativo e para agregar mais valor ao trabalho prestado.
Assim sendo, a execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.
Para se tornar um Auditor Contábil Independente, o principal requisito é a aprovação em um Exame de Qualificação Técnica, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que acontece uma vez por ano e permite ingressar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
Quando se trata de levantar e organizar informações sobre uma empresa, poucas coisas são tão efetivas quanto uma auditoria independente. Por definição, a auditoria independente é o processo de análise e validação das informações financeiras e patrimoniais de um negócio por uma empresa isenta e externa.