Porém, outros produtos fabricados de alumínio podem ser reciclados como, por exemplo, esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras, mesas e etc.
O material de uma lata pode ser reciclado inúmeras vezes, na verdade, estimasse que 75% de todo o alumínio já produzido nos Estados Unidos ainda é utilizado hoje em dia. Ainda mais, a reciclagem do alumínio economiza mais de 90% de energia que seria necessária para se produzir um novo metal a partir da bauxita.
O material já separado é derretido e transformado em novos produtos; Especialistas dizem que são quatro os principais metais que podem ser reciclados: alumínio, ferro, aço e cobre.
Após o descarte em pontos de coleta ou através de catadores, o material chega às empresas que reciclam os materiais. A primeira parte do processo é retirar as impurezas (terra, areia e metais ferrosos) do metal. Depois, é retirada a tinta ou possível verniz da lata, para, aí sim, o metal ser fundido.
Diversos produtos compostos por vidro, plástico, papel ou alumínio podem ser reciclados, de modo a reaproveitar os materiais, reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo.
A importância da reciclagem também está ligada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos. ... Com a fabricação de produtos reciclados, há a preservação da natureza, redução da poluição e contaminação do solo, além da economia de energia.
Como você pode colaborar com a reciclagem de lixo
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu grande objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. ... Outro exemplo é o vidro.
Tipos de reciclagem
A Reciclagem do Lixo compreende uma série de atividades de coleta, separação ou processamento de materiais que se tornariam lixo. ... O principal objetivo dos processos de reciclagem é a reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção e consumo, pelo princípio dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.
O curso tem o objetivo de reeducar o condutor que tenha sofrido a penalidade de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH (em caso de motorista condenado judicialmente por delito de trânsito).
A reciclagem de CNH pode ser feita na escola do Detran ou em um Centro de Formação de Condutores. Mas atenção! O curso deve ser feito apenas em Centros de Formação credenciados pelo Detran do seu estado.
As aulas podem ser feitas nas autoescolas na modalidade a distância ou presencial. Há noções de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Na capital, os preços do curso de reciclagem variam de R$ 200 a R$ 300.
O Curso de Reciclagem é uma penalidade imposta aos infratores, aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, que tenha sido condenado por delito de trânsito, ou ainda, que tenha a CNH cassada.
de 3 a 45 dias
Vá ao Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado do tipo “A” de sua escolha, faça a matrícula para o curso e assista às aulas (frequência integral obrigatória). Faça a prova no CFC/autoescola ou pela internet. Você deverá ter um desempenho igual ou superior a 70% para ser aprovado.
Isso mesmo, o art. 261, § 5º do CTB determina que motoristas que exercem atividade remunerada, cuja categoria da CNH seja C, D ou E, podem fazer o Curso de Reciclagem Preventiva ao atingirem entre 14 e 19 pontos na CNH em 12 meses – ultrapassar essa pontuação provoca suspensão da CNH, conforme o art.