O tráfico de animais no Brasil provoca a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de exemplares das florestas e matas, de acordo com dados do IBAMA. O alto índice de retirada de animais de seus habitats coloca em risco de extinção um número cada vez maior de espécies.
Os animais silvestres mais procurados pelo tráfico são aves, primatas e cobras....Veja a seguir uma lista com as principais vítimas do tráfico de animais:
Segundo o Ibama, os estados onde ocorre a maior parte das capturas de animais são Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Já os estados com o maior mercado consumidor são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os animais silvestres são aqueles animais que não estão acostumados com a presença dos seres humanos. Eles se diferem de animais como o cachorro, o gato e cavalo, pois não passaram pelo processo de domesticação. ... Os animais silvestres apresentam dificuldade em viver com os seres humanos, como cachorros e gatos convivem.
O papagaio, arara, mico-leão-dourado, onça-pintada, canário, ema, tamanduá, sagui, jacaré, cágado e tartaruga são alguns dos inúmeros exemplos de animais silvestres. O tamanduá-bandeira é um animal silvestre.
Segundo os dados da pesquisa, no Brasil os animais silvestres mantidos como pets mais comuns são as aves, principalmente passarinhos e aves canoras, seguido por psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos.
Leão. Conhecido como o rei da selva, o leão (Panthera leo) é um animal mamífero felino de grande porte. É encontrado na África e na Ásia, habitando savanas, áreas abertas ou ambientes arbóreos. Um leão macho pode atingir até 1,2 m de altura até o ombro e pesar 190 kg.
Animais selvagens são os que vivem livremente em seu habitat natural, não são domesticados, e podem possuir um instinto agressivo com relação aos seres humanos, por uma questão de defesa. ... A vida animal influencia até nas existência das plantas. Sendo assim, são de grande importância para o equilíbrio da natureza.
É aquele que vive na natureza e não tem (ou não deveria ter) contato com os humanos. Alguns exemplos são a onça-pintada, a arara-azul, o mico-leão-dourado e o jabuti-piranga.
Fauna Silvestre, Doméstica e Sinantrópica São aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas juridicionais.
Resposta: Na verdade todos os animais deveriam viver em sua hábitat natural pois se os animais ficarem presos (em cativeiro) isso vai interferir sua proquiação e vai ter mais chances do animal ficar extinto.
→ A destruição e a fragmentação do habitat Geralmente os principais fatores que causam a destruição de um habitat são o desmatamento, queimadas, pecuária, agricultura e a ocupação humana. Não pare agora... ... Ao lançar poluentes, modificamos as condições daquele local, alterando, portanto, o habitat natural.
Um habitat ou hábitat é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. O habitat está relacionado ao lugar, ou ambiente físico em que esse organismo vive e onde pode encontrar alimento, abrigo, proteção e companheiros para reprodução.
Ao estudarmos os animais no seu habitat natural conseguimos entender qual é o seu comportamento natural. Por exemplo: Se estudarmos um leão no jardim zoológico, o comportamento dele será diferente do que um leão no seu habitat natural, não iríamos conseguir tirar conclusões acerca daquela raça.
A importância de estudarmos os animais é a mesma de estudarmos qualquer outra coisa. O que leva ao estudo é a curiosidade, mola de todo o saber. ... Entender sobre os animais nos leva a um entendimento sobre nós mesmos (lembrar que somos animais) e a entender o mundo em que vivemos.
Como se sabe, a fauna silvestre tem importância fundamental: – no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos beija-flores, insetos como borboletas, besouros etc.
Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se. Cada espécie vive em um habitat específico.
Os dois tipos principais de habitat são os terrestres (em terra) e os aquáticos (na água). Entre os muitos tipos de habitat terrestres figuram as florestas tropicais, os desertos e as montanhas.
Habitat pode ser definido como o local em que determinada espécie vive e desenvolve-se. ... Os peixes, por exemplo, vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático. Já as minhocas vivem embaixo da terra, sendo esse o seu habitat.