A observação e o registro das atividades e do desenvolvimento das crianças é fundamental para a avaliação e planejamento na educação infantil. Além disso, documentar a aprendizagem dos alunos estimula o aprendizado e o desenvolvimento dos mesmos.
Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando: ... Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.
É o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ou seja, um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec/SEF, 1998.
101. De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) deve considerar? A Conteúdos religiosos, quânticos e sociais.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, ...
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação infantil o brincar é uma atividade muito significativa para o desenvolvimento da criança, devido ao desenvolvimento de experiências de brincadeiras com modalidades diferentes em que cada uma possui uma função importante para as novas aprendizagens e descobertas ...
De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, Conhecimentos de mundo, Identidade e autonomia, Referencial Curricular, Organização do tempo, Formação do coletivo institucional. É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil.
Conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores, instituídos a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996.
A concepção de educação integral se materializa na matriz curricular. Esta etapa, portanto, dá subsídios para o processo de revisão e construção das orientações curriculares da rede de ensino – processo que deve envolver todos os profissionais da escola e dialogar com a realidade e necessidades da comunidade.
Conheça a seguir quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los em sala de aula: